A estranheza de um espectáculo de Kathakali - onde o espectador ocidental perdea capacidade de tolerância
12 Novembro 2015, 18:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
Conclusão do visionamento de um vídeo de um espectáculo de Kathakali com explicações a propósito do desempenho dos actores-bailarinos e seus colaboradores em palco.
Compreensão da razão da extensão da representação que se torna estranha para o espectador ocidental desprevenido. O fenómeno da multiplicação das sensações que advêm da complexidade do que é mostrado. Cada gesto, cada movimento dos músculos do rosto obriga a leitura descodificadora. Esse estatuto não é familiar ao espectador estrangeiro. Eis uma das suas barreiras.
Leitura recomendada:
- DARWIN, Charles (2006), A Expressão das Emoções no Homem e nos Animais, Tradução de José Miguel Silva, Lisboa: Relógio D’Água, pp. 135-179.
- EKMAN, Paul (ed.) 2006, Darwin and Facial Expression – A Century of Research in Review. Cambridge, MA/ Los Altos, CA: Malor Books, pp. 223-260.
- ZARRILLI, Phillip 1984, The Kathakali Complex – Actor, Performance & Structure, New Delhi: abhinav publications (obra para folhear)
Filme visionado:
MARGI, Thiruvananthapuram (agrupamento) 2008, Kathakali, DVD, Legendas em inglês, 1h 29 min.