Sumários
Alua de avaliação final - Encerramento do Semestre
7 Janeiro 2016, 18:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
Entrega e correcção do segundo teste de avaliação de conhecimentos.
Segundo teste de avaliação
17 Dezembro 2015, 18:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
Realização do segundo teste de avaliação de conhecimentos com consulta.
"Be the change you want to see in the world" (M.K. Gandhi)
Jacques Rancière e o seu ensaio «O Espectador Emancipado»
15 Dezembro 2015, 18:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
Breve estudo do ensaio de Jacques Rancière O espectador emancipado a partir da recuperação da narrativa da experiência de Joseph Jacotot e dos seus alunos em Lovaina. A questão da tradução/interpretação como um esforço de criação de emancipação. Um professor ensina francês a alunos que só sabem flamengo, quando ele próprio não sabe flamengo.
A questão da igualdade de inteligências e a problematização das relações entre mestre e ignorante como um princípio básico do entendimento do exercício do poder e seu transporte para o plano da espectação das artes ao vivo.
Leituras recomendadas:
RANCIÈRE, Jacques, O espectador emancipado, tradução de José Miranda Justo, Lisboa: Orfeu, 2010, pp. 5-36.
António Damásio e o seu contributo para a nossa compreensão sobre o processo de criar e armazenar memória
10 Dezembro 2015, 18:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
Comentário integrado sobre o processo de construção de memória e sua articulação com o fluxo da consciência. O dinamismo da mente e seu funcionamento enquanto lugar do inesperado (rememoração que nos surpreende) ou do ciclicamente recorrente (memória traumática, certas memórias afectivas). A «célula avó» como conceito associado à nossa capacidade de percepção e armazenamento de memórias.
O que deve o espectador profissional contemporâneo conhecer e que está sempre disponível dentro de si. Graças à investigação em neurociência podemos posicionar-nos perante um espectáculo artístico, tal como na vida, mais sensibilizados para a nossa evolução como espécie, para as nossas capacidades como seres individualizados, criando com o outro uma relação de maior tolerância.
Este propósito foi apenas aflorado no contexto do programa. Deverá, porém, estimular a curiosidade intelectual dos alunos perante o futuro.
Leituras recomendadas:
DAMÁSIO, António 2010, O Livro da Consciência – A Construção do Cérebro Consciente, Lisboa Temas e Debates/Círculo de Leitores, pp. 19-50, 167-179.
RANCIÈRE, Jacques, O espectador emancipado, tradução de José Miranda Justo, Lisboa: Orfeu, 2010, pp. 5-36.
Feriado da Imaculada Conceição
8 Dezembro 2015, 18:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
Feriado da Imaculada Conceição