Sumários

Alua de avaliação final - Encerramento do Semestre

7 Janeiro 2016, 18:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Entrega e correcção do segundo teste de avaliação de conhecimentos.

Comentário individualizado para cada aluno.
Apresentação das folhas de avaliação e classificação do desempenho dos alunos.


Segundo teste de avaliação

17 Dezembro 2015, 18:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Realização do segundo teste de avaliação de conhecimentos com consulta.

 

"Be the change you want to see in the world" (M.K. Gandhi)


Jacques Rancière e o seu ensaio «O Espectador Emancipado»

15 Dezembro 2015, 18:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Breve estudo do ensaio de Jacques Rancière O espectador emancipado a partir da recuperação da narrativa da experiência de Joseph Jacotot e dos seus alunos em Lovaina. A questão da tradução/interpretação como um esforço de criação de emancipação. Um professor ensina francês a alunos que só sabem flamengo, quando ele próprio não sabe flamengo.

A questão da igualdade de inteligências e a problematização das relações entre mestre e ignorante como um princípio básico do entendimento do exercício do poder e seu transporte para o plano da espectação das artes ao vivo.

 

Leituras recomendadas:

RANCIÈRE, Jacques, O espectador emancipado, tradução de José Miranda Justo, Lisboa: Orfeu, 2010, pp. 5-36. 


António Damásio e o seu contributo para a nossa compreensão sobre o processo de criar e armazenar memória

10 Dezembro 2015, 18:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Comentário integrado sobre o processo de construção de memória e sua articulação com o fluxo da consciência. O dinamismo da mente e seu funcionamento enquanto lugar do inesperado (rememoração que nos surpreende) ou do ciclicamente recorrente (memória traumática, certas memórias afectivas). A «célula avó» como conceito associado à nossa capacidade de percepção e armazenamento de memórias.

O que deve o espectador profissional contemporâneo conhecer e que está sempre disponível dentro de si. Graças à investigação em neurociência podemos posicionar-nos perante um espectáculo artístico, tal como na vida, mais sensibilizados para a nossa evolução como espécie, para as nossas capacidades como seres individualizados, criando com o outro uma relação de maior tolerância.

Este propósito foi apenas aflorado no contexto do programa. Deverá, porém, estimular a curiosidade intelectual dos alunos perante o futuro.

 

Leituras recomendadas:

DAMÁSIO, António 2010, O Livro da Consciência – A Construção do Cérebro Consciente, Lisboa Temas e Debates/Círculo de Leitores, pp. 19-50, 167-179.

RANCIÈRE, Jacques, O espectador emancipado, tradução de José Miranda Justo, Lisboa: Orfeu, 2010, pp. 5-36. 


Feriado da Imaculada Conceição

8 Dezembro 2015, 18:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Feriado da Imaculada Conceição