A memória do espectador - encontro com António Damásio em O Livro da Consciência
1 Dezembro 2015, 18:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
Viragem para dentro. Da expressão das emoções para o lugar onde essas emoções acontecem. Apresentação comentada de um relato de António Damásio ao descer de avião sobre Los Angeles. Relação entre consciente e inconsciente no processo de convocação de memória perante o que é conhecido e aquilo que se não conhece ainda.
Proposta de leitura extensiva: 1º capítulo da obra O Livro da Consciência do neurocientista português.
Novo relato (cap. 6 do referido livro) que sustenta a produção de efeitos em caso de experiência traumática e que justifica a imprevisibilidade de retorno do que foi vivenciado por cada um dos protagonistas em situação. A passagem do tempo sobre os acontecimentos, não como um factor de criação de certeza que ajuda a integrar na memória o acontecido, mas como uma energia e arquitectura neuronal dificilmente domesticável e que acompanha ou pode acompanhar o sujeito da experiência pelo tempo de uma vida. Potencial integração destas questões no horizonte geral e íntimo de um espectador de artes performativas.
Leituras recomendadas:
ALDRA, Kasai 1996, Dance Closely Related to Matter, Interview to Taniguchi Masahiko, in: NIKUTAEMO, Nº 2, Summer 1996, pp. 18-39.
DAMÁSIO, António 2010, O Livro da Consciência – A Construção do Cérebro Consciente, Lisboa Temas e Debates/Círculo de Leitores, pp. 19-50, 167-179.