Darwin. Kiarostami. Dança-drama Kathakali - o rosto natural e o rosto artístico
10 Novembro 2015, 18:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
Questionamento sobre o contributo de Charles Darwin para o reconhecimento da expressão das emoções plasmadas no rosto. A universalidade da expressão na espécie humana. Suas particularidades relacionadas com diferentes culturas, hábitos e costumes. Reconhecimento das características gerais na especificidade de cada rosto sob influência da personalidade de cada um.
Como encarar a simultaneidade do rosto natural e do rosto artístico a partir do filme de Abbas Kiarostami, Shirin.
A construção de um rosto artístico e de movimento corporal na aprendizagem e execução da dança-drama Kathakali. Escolaridade (9 anos), domínio do corpo a partir de conhecimento minucioso do mesmo, criação de uma linguagem de correspondência entre signo e símbolo, contributo de várias artes para um espectáculo comum: movimento, expressividade, canto, narração (Mahabharata e outros livros da tradição literária indiana), instrumentos musicais, caracterização, vestuário. O que todos reconhecem através da transmissão e apropriação cultural e que se prolonga no fascínio de uma antiquíssima primeira vez.
Visionamento de um vídeo de Kathakali feito sobre espectáculo ao vivo (1ª parte).
Leitura recomendada:
- DARWIN, Charles (2006), A Expressão das Emoções no Homem e nos Animais, Tradução de José Miguel Silva, Lisboa: Relógio D’Água, pp. 135-179.
- EKMAN, Paul (ed.) 2006, Darwin and Facial Expression – A Century of Research in Review. Cambridge, MA/ Los Altos, CA: Malor Books, pp. 223-260.
- ZARRILLI, Phillip 1984, The Kathakali Complex – Actor, Performance & Structure, New Delhi: abhinav publications (obra para folhear)
Filme visionado:
MARGI, Thiruvananthapuram (agrupamento) 2008, Kathakali, DVD, legendas em inglês, 1h 29 min.