Em busca das ligações entre Ética e Teatro

6 Outubro 2015, 18:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Calorosa e profícua discussão sobre o que é da Ética como contributo para a compreensão do carácter individual em articulação com o entendimento propiciado junto do colectivo. A necessidade de considerar que um comportamento só é ético ou não quando testemunhado. Exemplificações várias relacionadas com o espaço do tribunal. Recurso à análise de Nicholas Ridout na obra em estudo sobre as dúvidas e inquirições de Neoptolemos a propósito do que dele espera Filoctetes na tragédia sofocliana. A dificuldade em separar o que é da psicologia daquilo que constitui o domínio ético. A ética responde pela faculdade de pensarmos e produzirmos o bem, evitando sempre que possível uma má conduta, e nisso agindo com convicção. Mas o entendimento desse modelo geral precisa de estar sempre a ser aferido. E isso não invalida que a bitola do senso-comum (aquilo que serve como referente e apoio para um muito razoável número de pessoas) não possa ser alvo de inquirição quando um carácter independente e autónomo faz uso das suas capacidades cognitivas e afectivas em nome de princípios e valores em que acredita e que orientam a sua conduta, sem prejuízo para outros. Assumir esta matriz é aquilo que Neoptolemos não é capaz. Que pensar de Hamlet? Terá ele uma conduta ética?

 

Leituras recomendadas:

- FRAZZETTO, Giovanni 2014, Como Sentimos – O que a Neurociência nos pode – ou não – dizer sobre as nossas emoções, Lisboa: Bertrand Editora, pp. 57-97.

- RIDOUT, Nicholas 2009, theatre & ethics, London: Pallgrave Macmillan. SHAKESPEARE, William 1987, Hamlet – Tragédia em cinco actos, edição bilingue, tradução de Sophia de Mello Breyner Andresen, revisão com colaboração do Professoro Grahame Broome-Levett, Porto: Lello & Irmão Editores.

- TEATRO DA CORNUCÓPIA, Programa do espectáculo Hamlet, 2015.

Documento de acompanhamento regular:

MENDES, Anabela, Pequeno manual para espectadores que desejam aprender a ver melhor o que por vezes escapa ao seu interesse e que, assim vendo, se posicionam para melhor sentirem que são vistos, dactiloscrito, Fevereiro de 2015.