Problematização da relação entre ética e estética nas artes performativas da contemporaneidade

22 Outubro 2015, 18:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

 

Na esteira de Lessing, o contributo de Friedrich Schiller e a sua proposta sobre O teatro como instituição moral (1784), na qual o dramaturgo e crítico vê a mais legítima forma de educar ética e esteticamente a burguesia do seu tempo, propondo deste modo a sua emancipação.

Breve discussão sobre o pós-Auschwitz e outros acontecimentos afins que evidenciam a efectiva barbaridade do comportamento e da acção humanas, pondo em causa o equilíbrio básico entre razão e emoção.

A proposta de Emmanuel Levinas no sentido de revalorizar eticamente a relação do sujeito com o outro, criando no primeiro um sentido de responsabilização primordial e incontornável em relação ao segundo. O rosto como referente dessa ligação. As artes performativas com a missão de implementarem culturalmente a importância ética no espaço artístico institucional.

 

Leituras recomendadas:

- RIDOUT, Nicholas 2009, theatre & ethics, London: Pallgrave Macmillan, pp. 45-70.

- SCHILLER, Friedrich, O Teatro como Instituição Moral, (1784), in Literatura Alemã, Textos e Contextos – Volume I (1700-1900), selecção, tradução, introdução e notas de João Barrento, Editorial Presença, 1989, pp. 153-158.