Teatro e Ética - novos contributos

8 Outubro 2015, 18:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Recolha, junto dos alunos, e comentário de exemplos de passagens textuais que evidenciam sentimentos de culpa em Hamlet de Shakespeare como etapa sequencial programática e preparação para o espectáculo homónimo do Teatro da Cornucópia.

Reequacionamento da posição de Platão em A República, Livro X, face à argumentação para banir o Teatro e os actores da cidade ideal. Relação entre ética e verdade questionada a partir da impossibilidade, segundo Platão, de estabelecer equilíbrio entre razão e emoção no desenvolvimento individual do ser humano.

A contra-argumentação contemporânea salienta: 1. A utilização da forma dialogante como factor determinante para a produção filosófica de Platão põe em causa essa dicotomia; 2. A valorização do contributo do espectador e a sua responsabilização no acto de recepção da obra permite considerar a variabilidade dos resultados; 3. O caminho para um teatro que mantém vizinhança com a ética não passa sempre por simpatia para com os bons e antipatia para com os maus, mas pela «suspensão do interesse próprio» de quem especta; 4. A perspectiva geral do teatro trágico revela-se sempre como perspectiva do mundo e, desse ponto de vista, a tragédia grega e as suas irmãs posteriores são capazes de convocar o teatro e a filosofia (ética) para uma reflexão política, em muitos casos religiosa, que propicie um processo transformador do universo individual e colectivo. Platão talvez procurasse um espectador comprometido e emancipado.

 

Contributo da aluna Francisca Salema para o aprofundamento das questões em discussão através do envio do ensaio de Martha C. Nussbaum, Plato’s anti-tragic theatre.

 

 

Leituras recomendadas:

- DARWIN, Charles 2006, A Expressão das Emoções no Homem e nos Animais, trad. José Miguel Silva, Lisboa: Relógio D’Água, pp. 241-243.

- NUSSBAUM, Martha C. 2001, The Fragility of Goodness: Luck and Ethics in Greek Tragedy and Philosophy, Cambridge: Cambridge University Press, pp. 122-135.

- RIDOUT, Nicholas 2009, theatre & ethics, London: Pallgrave Macmillan. SHAKESPEARE, William 1987, Hamlet – Tragédia em cinco actos, edição bilingue, tradução de Sophia de Mello Breyner Andresen, revisão com colaboração do Professoro Grahame Broome-Levett, Porto: Lello & Irmão Editores.

- TEATRO DA CORNUCÓPIA, Programa do espectáculo Hamlet, 2015.

Documento de acompanhamento regular:

MENDES, Anabela, Pequeno manual para espectadores que desejam aprender a ver melhor o que por vezes escapa ao seu interesse e que, assim vendo, se posicionam para melhor sentirem que são vistos, dactiloscrito, Fevereiro de 2015.