The Written Face, filme de Daniel Schmid (conclusão). Comentário sobre a representação do rosto artístico como ambivalência. Paul Ekman e a sua leitura de Darwin.

24 Novembro 2015, 18:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Conclusão do visionamento do filme The Written Face de Daniel Schmid. Diálogo com os alunos sobre a especificidade do desempenho de papéis femininos por actores, o chamado Onnagata, na dança tradicional Kabuki, mas também no Butoh. O modo de construção da personagem não ocorre como imitação mas como captura de significado que assenta na integração consciente desta da sua própria identidade. A face escrita corresponde a um exercício delicado de ocultação do rosto por caracterização – máscara branca com delineado subtil dos lábios, desaparecimento das sobrancelhas naturais e sua substituição por fino traço preto (Kabuki) e máscara branca sem espessura com destaque para lábios e olhos como representação expressionista (Butoh).

A ambivalência por contraste entre a nossa percepção do feminino padronizado e estas formas de dança japonesa.

 

Início do estudo do capítulo 5 da obra Darwin and Facial Expression de Paul Ekman.

 

Leitura recomendada:

EKMAN, Paul 2006, Darwin and Facial Expression – A Century of Research in Review, Cambridge MA, Los Altos, CA: Malor Books, pp. 223-256.

 

Filme visionado:

SCHMID, Daniel 2004, The Written Face, DVD, 89 minutos, com legendas em alemão, francês e inglês.

 

Endereço recomendado sobre a narrativa popular da história da donzela e da garça-real (dança Kabuki por Tamasuro Bando última faixa do DVD visionado):

 

https://theinkbrain.wordpress.com/2011/11/19/the-heron-maiden-a-japanese-folk-tale/