Sumários

Media regulation and freedom of expression

25 Novembro 2022, 11:00 Fernando Jorge da Costa de Brissos


1. Regulations have always been and will always be present in the media sector. In the modern era, the government / the state is the pivotal force applying said regulations.

1.1. Governmental actions towards constraining the production, distribution and exhibition of media content have a large span: they may deal with financial, economic and many other different aspects of the media industry.
1.2. Time erodes laws and regulations. The example of the Constitution of the USA.
2. The need to limit freedom of expression is consensual. It's mostly a matter of scale - but scale matters.
2.1. Is there an increase in the perceived need for restricting freedom of expression?
3. Geopolitics is crucial when understanding current trends in media regulation.

Avaliação

24 Novembro 2022, 17:00 Jorge Alexandre Loureiro Pinto


Apresentação do trabalho final.

Grupos:
Beatriz Oliveira e Érica Eduardo - Identidade de género e orientação sexual vista pelos média
Catarina Ferreira e Francisco Henriques - O poder da publicidade
João Nunes e Rodrigo Oliveira - O cibercrime: tipos, políticas de combate...
Inês Santos e Maria Cruz - A nostalgia dos "velhos" meios de comunicação
Alexandra Anjos e Ana Andrade - O poder do jornalismo

Avaliação

24 Novembro 2022, 12:30 Jorge Alexandre Loureiro Pinto


Apresentação do trabalho final.

Grupos:
Maria Empis e M. Margarida Almeida - A arte urbana de intervenção
Tatiana Dionísio - Poder Político dos Meios de Comunicação
Carolina Lemos e Inês Fernandes - A influência das redes sociais na vida das pessoas
M. Leonor Martins - Cibercrime: tipos, políticas de combate...

Novos médias, novos desafios

22 Novembro 2022, 17:00 Jorge Alexandre Loureiro Pinto


Literacia mediática.

Estratégias para atrair leitores: o problema do clikbait nos jornais online e nas redes sociais.

Textos analisados:

Carmo, D. (2022). Conseguir perceber notícias e informação é "tão importante como saber ler e escrever". In Público online, 22 de novembro.

Gomes, T. & Costa, G. (2016). Caça-cliques no jornalismo: 5 padrões de títulos para atrair leitores no Facebook. temática, 7, 60-75.

Novos média, novos desafios

22 Novembro 2022, 12:30 Jorge Alexandre Loureiro Pinto


Literacia mediática.

Estratégias para atrair leitores: o problema do clikbait nos jornais online e nas redes sociais.

Textos analisados:

Carmo, D. (2022). Conseguir perceber notícias e informação é "tão importante como saber ler e escrever". In Público online, 22 de novembro.

Gomes, T. & Costa, G. (2016). Caça-cliques no jornalismo: 5 padrões de títulos para atrair leitores no Facebook. temática, 7, 60-75.