Sumários
Tutoria.
14 Março 2016, 14:00 • António Joaquim Ramos dos Santos
Não existem trabalhos relacionados com a Mesopotâmia.
Cartas e epístolas da família real
14 Março 2016, 14:00 • Ana Maria Seabra de Almeida Rodrigues
Diferenças entre cartas e epístolas. Indistinção entre o público e o privado no ambiente cortesão da Idade Média. Motivações das cartas.
Análise da carta do infante D. Henrique a D. João I sobre o casamento da infanta D. Leonor de Aragão com o infante D. Duarte de Portugal (Monumenta Henricina, ed. A. J. Dias Dinis, Coimbra, vol. III, nº 125, pp. 255-259).
Bibliografia:
Andrés Díaz, Rosana, 1986, «Las fiestas de caballería en la Castilla de los Trastámara», in En la España Medieval, V, pp. 81-107.
Monteiro, João Gouveia, 1994, «Torneios, justas e feitos de armas: Escolas de guerra e desporto de nobres no Ocidente medieval», sep. de Actas do V Colóquio de História Militar, Lisboa.
Rodrigues, Ana Maria S. A., 1991, «Festas de touros no Portugal medievo», in Cadernos do Noroeste, 4 (6-7), pp. 343-358.
Ruiz, Teofilo F., 1991, «Festivités, couleurs et symboles du pouvoir en Castille au xve siècle. Les célébrations de mai 1428», in Annales E.S.C., 46-3, pp. 521-546.Apoio aos trabalhos
14 Março 2016, 12:00 • João dos Santos Ramalho Cosme
Apoio individual dos alunos no que toca à realização dos trabalhos de investigação de cada um dos alunos. Apoio aos alunos que estão a estudar o povoamento e economia brasileira, assim como um aluno que vai estudar a presença portuguesa em Marrocos.
Problemas teórico-metodológicos da História de África Contemporânea
11 Março 2016, 14:00 • Augusto Manuel Saraiva do Nascimento Diniz
Apresentação e discussão de vários problemas de cariz teórico e metodológico relativos à construção da história da África Contemporânea.
Discussão da temática e das hipóteses de trabalho do aluno.
Problemas teórico-metodológicos da História de África Contemporânea
11 Março 2016, 14:00 • Augusto Manuel Saraiva do Nascimento Diniz
Apresentação e discussão de vários problemas de cariz teórico e metodológico relativos à construção da história da África Contemporânea.
Discussão da temática e das hipóteses de trabalho do aluno.