Sumários
Tutoria.
22 Fevereiro 2016, 14:00 • António Joaquim Ramos dos Santos
Não existem alunos para a Mesopotãmia.
Fontes, Bibliografia e Estado da Arte
22 Fevereiro 2016, 14:00 • Ana Maria Seabra de Almeida Rodrigues
A diferença entre fontes e textos historiográficos. Os diferentes tipos de fontes: fontes impressas e fontes inéditas. Fontes impressas narrativas, literárias, jurídicas e outras: breve renunciação das mais importantes. Fontes inéditas: a necessidade de pesquisá-las nos arquivos. Arquivos públicos: ANTT, arquivos distritais, arquivos municipais, bibliotecas com manuscritos e incunábulos Arquivos privados: arquivos da igreja, das Misericórdias, de família. Como pesquisar textos historiográficos: bibliografias, dicionários históricos e corográficos enciclopédias; bases de dados bibliográficas, reportórios institucionais, fundos das bibliotecas, Google Scholar e outros sítios da Internet. Breve recapitulação das regras de citação de fontes e estudos. Fazer um Estado da Arte: determinar qual o problema (ou problemas) a tratar; enunciar as abordagens que dele(s) foram feitas até agora e os resultados obtidos; explanar a forma inovadora como se pretende abordá-lo(s) – novas fontes, novas interrogações, novos métodos – e os resultados que se espera obter.Bibliografia: MARQUES, A. H. de Oliveira, Guia do Estudante de História Medieval Portuguesa, 3ª edição, Lisboa, Estampa, 1988.
Tutoria.
22 Fevereiro 2016, 12:00 • António Joaquim Ramos dos Santos
Não existem alunos para a Mesopotâmia.
Diálogo com os docentes sobre interesses de investigação
19 Fevereiro 2016, 14:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
Diálogo com os docentes sobre interesses de investigação
Apresentação do programa e funcionamento do seminário
19 Fevereiro 2016, 14:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
Apresentação dos objectivos do seminário e do programa. Definição do horário e dos métodos de trabalho.
A avaliação assenta numa componente principal: a elaboração de um trabalho de investigação de fontes. A classificação final é ponderada pelo empenhamento e qualidade na apresentação e discussão de leituras seleccionadas no decorrer das sessões.