Sumários

Tutoria.

22 Fevereiro 2016, 14:00 António Joaquim Ramos dos Santos

 Não existem alunos para a Mesopotãmia.


Fontes, Bibliografia e Estado da Arte

22 Fevereiro 2016, 14:00 Ana Maria Seabra de Almeida Rodrigues

A diferença entre fontes e textos historiográficos. Os diferentes tipos de fontes: fontes impressas e fontes inéditas. Fontes impressas narrativas, literárias, jurídicas e outras: breve renunciação das mais importantes. Fontes inéditas: a necessidade de pesquisá-las nos arquivos. Arquivos públicos: ANTT, arquivos distritais, arquivos municipais, bibliotecas com manuscritos e incunábulos Arquivos privados: arquivos da igreja, das Misericórdias, de família. Como pesquisar textos historiográficos: bibliografias, dicionários históricos e corográficos enciclopédias; bases de dados bibliográficas, reportórios institucionais, fundos das bibliotecas, Google Scholar e outros sítios da Internet. Breve recapitulação das regras de citação de fontes e estudos. Fazer um Estado da Arte: ždeterminar qual o problema (ou problemas) a tratar; enunciar as abordagens que  dele(s) foram feitas até agora e os resultados obtidos;  explanar a forma inovadora como se pretende abordá-lo(s) – novas fontes, novas interrogações, novos métodos – e os resultados que se espera obter.Bibliografia: žMARQUES, A. H. de Oliveira, Guia do Estudante de História Medieval Portuguesa, 3ª edição, Lisboa, Estampa, 1988.


Tutoria.

22 Fevereiro 2016, 12:00 António Joaquim Ramos dos Santos

 Não existem alunos para a Mesopotâmia.


Diálogo com os docentes sobre interesses de investigação

19 Fevereiro 2016, 14:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

Diálogo com os docentes sobre interesses de investigação


Nota: A primeira sessão decorreu no dia 18 de Fevereiro.


Apresentação do programa e funcionamento do seminário

19 Fevereiro 2016, 14:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

Apresentação dos objectivos do seminário e do programa. Definição do horário e dos métodos de trabalho. 

A avaliação assenta numa componente principal: a elaboração de um trabalho de investigação de fontes. A classificação final é ponderada pelo empenhamento e qualidade na apresentação  e discussão de leituras seleccionadas no decorrer das sessões.