Historiografia das ilhas de Cabo Verde: a apropriação da sua história pelos cabo-verdianos (aula ministrada por Maria Manuel Torrão)

25 Março 2022, 12:30 Ângela Vieira Domingues

A localização do arquipélago de Cabo Verde, a proximidade com a costa ocidental fronteira e a diáspora caboverdiana. O conceito de "ilhas da Macaronésia". O povoamento das ilhas e a concessão afonsina de um espaço económico exclusivo aos moradores (portugueses, castelhanos, florentinos, genoveses). A compra de escravos. A historiografia de Cabo Verde como sendo, por muito tempo, marginal nas histórias sobre o império colonial português. A importância das cartas dos jesuítas. A história de Cabo Verde faz-se em conexão com a da Guiné. O projeto pioneiro da História Geral de Cabo Verde (3 vols., 1 história concisa, 2 vols. de documentos). A fundação da Universidade de Cabo Verde e a democratização no acesso dos caboverdianos ao ensino superior. A importância dos projetos cartográfico e arqueológico nas vertentes subaquática e territorial.


Os autores e as obras: Christiano José de Senna Barcelos, Subsídios para a História de Cabo Verde e Guiné (séc. XIX) e Roteiro do arquipélago de CV (cartografia e toponímia de todas as ilhas); os geógrafos Ilídio do Amaral (Santiago de CV. A terra e os homense Orlando Ribeiro (A Ilha do Fogo e as suas erupções); António Carreira e obras fundamentais sobre história, cultura material, economia, língua; João Lopes Filho com incidência nas articulações da história com a antropologia e a sociologia, a génese da cultura (cerâmica, ritos, quotidiano); Daniel Pereira e a cultura material; a História Geral de Cabo Verde (dir. Luís de Albuquerque e Maria Emília Madeira Santos).