Sumários
O método científico aplicado ao estudo das línguas naturais
17 Outubro 2017, 10:00 • Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo
Realização de exercícios de aplicação da matéria lecionada.
O método científico aplicado ao estudo das línguas naturais:
1. A Linguística como ciência.
2. Descrição das etapas do método científico.
3. Aplicação do método científico ao estudo das línguas naturais. A recolha e a observação dos dados linguísticos – a construção de paradigmas. Distinção entre as noções de gramaticalidade, aceitabilidade e adequação.
Classificação genética e tipológica do português
12 Outubro 2017, 14:00 • Anabela Proença Gonçalves
1. Classificação genética: objetivos e problemas.
2. Classificação tipológica das línguas: o contributo dos dados sintáticos.
2.1. Línguas de sujeito nulo vs. línguas que não admitem sujeito nulo.
2.2. Línguas de núcleo inicial e línguas de núcleo final.
A classificação das línguas naturais: classificação genética vs. classificação tipológica
12 Outubro 2017, 10:00 • Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo
A classificação das línguas naturais.
Classificação genética:
1. As noções de protolíngua, línguas cognatas, famílias de línguas.
2. Limitações da classificação genética relativamente à explicação das semelhanças e diferenças entre as línguas: (i) observação de dados de línguas que pertencem a uma mesma família, mas que se comportam de forma diferente relativamente a certos fenómenos gramaticais; (ii) observação de dados de línguas que pertencem a famílias diferentes, mas que se comportam da mesma forma relativamente a certos fenómenos gramaticais.
Classificação tipológica:
Apresentação, a título ilustrativo, de alguns parâmetros de classificação tipológica das línguas baseados em aspetos de natureza sintática e morfo-sintática.
Aula prática
10 Outubro 2017, 14:00 • Anabela Proença Gonçalves
Resolução de exercícios sobre a matéria lecionada.
O estudo comparativo das línguas naturais
10 Outubro 2017, 10:00 • Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo
Continuação da realização de exercícios de aplicação da matéria lecionada.
O estudo comparativo das línguas naturais. A procura dos princípios comuns a todas as línguas e a explicação das diferenças entre as línguas. As noções de Gramática Universal e Gramática Particular.