Sumários

Aspetos do conhecimento sintático dos falantes (continuação)

26 Setembro 2017, 10:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

Aspetos do conhecimento sintático dos falantes (continuação):

1. Classes de palavras – a distribuição sintática como forma de identificação de classes de palavras.

2. Estrutura de constituintes – evidências do caráter intuitivo da noção de constituinte.

3. Propriedades (sintáticas e semânticas) das palavras – os conceitos de seleção sintática e seleção semântica.


O conhecimento sintático dos falantes

21 Setembro 2017, 14:00 Anabela Proença Gonçalves

Correção de excertos recolhidos da imprensa e da web que apresentam problemas sintáticos. Reflexão sobre esses problemas e sobre a ligação entre sintaxe e léxico.


Da produção linguística à reflexão sobre a língua – O conhecimento sintático dos falantes

21 Setembro 2017, 10:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

Da produção linguística à reflexão sobre a língua – O conhecimento sintático dos falantes:

1. A noção de gramática mental. Evidências do conhecimento sintático interiorizado: (i) os juízos de gramaticalidade; (ii) a capacidade de produção e interpretação de um número potencialmente infinito de sequências da língua.

2. Aspetos do conhecimento sintático dos falantes: A ordem das palavras – ordem básica; alterações facultativas e obrigatórias à ordem básica.


Apresentação

19 Setembro 2017, 14:00 Anabela Proença Gonçalves

Apresentação da unidade curricular: objetivos, conteúdos programáticos e bibliografia geral.Critérios de avaliação.Breve apresentação dos objetivos da sintaxe, enquanto área da linguística.

PROGRAMA

1. Da produção linguística à reflexão sobre a língua

1.1. O conhecimento sintático e o conceito de frase

1.2. Classificação genética e tipológica do Português. O contributo dos dados sintáticos para a classificação tipológica

1.3. Dados empíricos e argumentação em Sintaxe

2. Do Léxico à Sintaxe

2.1. Propriedades do Léxico

2.2. Classes e subclasses de palavras.

2.3. Estruturas argumentais

3. As frases como sequências ordenadas de constituintes

3.1. Análise em constituintes: o conceito de constituinte; operações formais para a delimitação e a identificação de constituintes

3.2. Estrutura interna de constituintes principais

3.3. Funções sintáticas e tipologia de verbos

3.4. Ordem dos constituintes na frase: ordem básica e ordens marcadas

3.5. Tipos de frases simples

4. Frases complexas

4.1. Frases complexas por coordenação: subtipos de coordenação frásica

4.2. Frases complexas por subordinação: subtipos de subordinação (completiva, relativa e adverbial); subordinação finita e não finita 

AVALIAÇÃO

A avaliação é contínua e a classificação é baseada na média ponderada dos seguintes elementos de avaliação:

(i) 2 fichas de avaliação intermédias (40%) - 31 de outubro de 2017 e 5 de dezembro de 2017 (sala 2.1);

(ii) teste final (50%) - 9 de janeiro, das 14h às 16h (sala a anunciar);

(iii) participação relevante nas aulas e realização dos trabalhos solicitados ao longo do semestre (10%).


HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Quinta-feira: 12h-14h, Gabinete 1 (no corredor do Departamento de Linguística Geral e Românica)


Aula de apresentação

19 Setembro 2017, 10:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

Aula de apresentação.

Apresentação dos objetivos da unidade curricular, dos respetivos conteúdos programáticos e da bibliografia fundamental.

Apresentação de regras de funcionamento nas aulas.

Apresentação do sistema de avaliação – A unidade curricular será avaliada com base nos seguintes elementos: (i) duas fichas de avaliação intermédias, 40% (realizadas no período das aulas e marcadas, respetivamente, para os dias 31 de outubro e 5 de dezembro); (ii) um teste final, 50% (marcado para o dia 9 de janeiro, das 12h às 14h, em sala a anunciar); (iii) participação relevante nas aulas e realização dos trabalhos solicitados ao longo do semestre, 10%.

Informação sobre o período de atendimento de alunos: sextas-feiras, das 11h às 13h, na sala Maria Helena Mira Mateus.