Sumários

Sociolinguística e lei

29 Abril 2024, 15:30 Hugo Canelas Cardoso


- Sociolinguística e lei:


a) O ramo e objetivos da (socio)linguística forense;
b) Análises sociolinguísticas das salas de audiências: a representação das assimetrias de poder, estilos "powerless" e "powerful", impacto no processo de decisão e perfis sociolinguísticos vulneráveis;
c) Evidência linguística: a análise de provas escritas e orais (aplicabilidade e limitações); o papel da variação linguística na identificação do Unabomber;
d) A perícia linguística em processos de avaliação de pedidos de asilo e as linhas orientadoras do "Language and National Origin Group";
c) A comunicação no processo judicial: o caso das explicitações dos direitos de detidos.

Teste

24 Abril 2024, 15:30 Hugo Canelas Cardoso


A aula foi preenchida com um teste escrito presencial.

Estudo colaborativo

22 Abril 2024, 15:30 Hugo Canelas Cardoso


- Projeto colaborativo de pesquisa referente à seleção pronominal:

a) Reflexão sobre o processo de recolha de dados pelos alunos;
b) Análise de resultados a partir de alguns gráficos.

- Revisão da matéria e resolução de dúvidas.

Sociolinguística e educação

17 Abril 2024, 15:30 Hugo Canelas Cardoso


- A variação e diversidade linguísticas no contexto escolar:


d) Estratégias de integração/legitimação da variação: programas instrumentais, de acomodação e de consciencialização;
e) Educação monolingue versus educação multilingue: modelos.

- O caso do African American Vernacular English no contexto educativo norte-americano: a decisão de Ann Arbor (1979), a controvérsia sobre "Ebonics" (1996) e respostas pedagógicas (o "Academic English Mastery Program").

Sociolinguística e educação

15 Abril 2024, 15:30 Hugo Canelas Cardoso


- Métodos de recolha de dados (conclusão):

e) Fontes mediadas por computador;
f) Paisagens linguísticas.

- Sociolinguística e educação:

a) A sociolinguística aplicada: princípios de intervenção social;
b) Desigualdade linguística (perspetiva sociolinguística);
c) A variação e diversidade linguísticas no contexto escolar;
d) Barreiras sociolinguísticas ao processo de aprendizagem;
e) Barreiras sociolinguísticas no processo de testagem;
f) Impacto no aproveitamento escolar.