Sumários
Redes sociais e comunidades de prática
18 Março 2024, 15:30 • Hugo Canelas Cardoso
- Redes sociais:
a) Definição e métodos de observação;
b) Densidade;
c) Plexidade;
d) Vínculos de primeira ordem e de segunda ordem; vínculos fortes, fracos e passivos;
d) Redes de intercâmbio e redes de interação;
e) Estudos de caso (Belfast, Louisiana, comunidades hispanófonas de Nova Iorque).
- Comunidades de prática:
a) O conceito de comunidade de prática e a sua dimensão linguística;
b) Estudo de caso (escola de Detroit).
Teste
13 Março 2024, 15:30 • Hugo Canelas Cardoso
A aula foi preenchida com um teste escrito presencial.
Variação sociolinguística e mudança
11 Março 2024, 15:30 • Hugo Canelas Cardoso
- Variação e mudança linguística:
a) A relação entre mudança diacrónica e variação sociolinguística: o caso da oposição entre fricativa e africada em português;
b) Mudanção linguística como inovação e difusão de variantes;
c) Modelos de difusão: o modelo de onda, nas suas manifestações geográficas, estilísticas e sociais; o modelo gavitacional;
d) Difusão de inovações: a curva em S.
- Revisão da matéria e resolução de dúvidas em preparação do teste escrito.
Idade e mudança linguística
6 Março 2024, 15:30 • Hugo Canelas Cardoso
- Variação etária e mudança linguística:
a) Estudar a mudança linguística: estudos de tempo real (estudos de painel e estudos de tendência) e de tempo aparente.
b) Perfis de variação: a mudança ao longo da vida (lifespan change), a gradação etária (age-grading) e a mudança comunitária;
c) Sistematização.
TPC: Ler o artigo "Há crianças portuguesas que só falam 'brasileiro'" (disponível na página da UC) para discussão em aula.
Género
4 Março 2024, 15:30 • Hugo Canelas Cardoso
- Sociolinguística e género (conclusão):
a) O "Paradoxo do Género" e os Princípios de Labov;
b) Hipóteses explicativas e não-universalidade dos Princípios de Labov;
c) A natureza da "linguagem feminina": as observações de Robin Lakoff;
d) A performatividade da identidade (de género);
e) Pesquisa linguística com indivíduos transgénero: exemplo.