Sumários
A cerâmica campaniense
27 Outubro 2017, 08:00 • Carlos Samuel Pires Pereira
História da investigação da cerâmica de campaniense e a evolução dos estudos realizados.
As distintas produções de campaniense e as características caracterizadoras de cada uma delas. A evolução dos estudos realizados e a importância dos contextos arqueológicos na definição morfo-cronológica de cada produção. O caso de Valência e o avanço do conhecimento da cerâmica campaniense de tipo B de Cales. As formas mais comuns no Ocidente.
As imitações de cerâmica campaniense. A campaniense de pasta cinzenta e as sua problemáticas: difusão e produção. A “cerâmica cinzenta brunida republicana”: imitações ou produções inspiradas na cerâmica campaniense?
As ânforas romanas
20 Outubro 2017, 08:00 • Carlos Samuel Pires Pereira
A evolução do estudo das ânforas romanas.
A produção de ânforas enquanto subsidiária da exploração e transformação de produtos alimentares de origem agro-marinha. Dinâmicas e transporte de ânforas e envases durante a Antiguidade.
As principais áreas produtoras e exportadoras de ânforas para o ocidente peninsular hispânico. Exposição, descrição e caracterização das principais formas de ânforas romanas, seus conteúdos e cronologias.
Métodos para o estudo e identificação das cerâmicas comuns romanas.
13 Outubro 2017, 08:00 • Carlos Samuel Pires Pereira
Descrição e caracterização das principais cerâmicas comuns importadas para o ocidente peninsular. Foram abordadas a cerâmica comum itálica, a cerâmica de Engobe Vermelho Pompeiano, a cerâmicas comum produzida na província romana da Bética, a cerâmica Africana de Cozinha, a cerâmica de pasta caulinítica e algumas das produções locais/regionais do ocidente peninsular.
Para cada uma destas produções foram apresentadas as diferentes e mais importantes tipologias, destacando as formas mais abundantes no ocidente, assim como uma descrição breve das características das pastas. Embora a cerâmica comum não seja um elemento datante por excelência, foi apresentada a cronologia das formas mais abundantes no registo arqueológico.
A aula foi complementada com materiais arqueológicos referenciais para que o aluno interagisse com as características e formas mais comuns que iam sendo apresentadas.
Cerâmicas: Tipologias, quantificação e classificação de pastas/grupos de fabrico
6 Outubro 2017, 08:00 • Carlos Samuel Pires Pereira
Abordou-se o método de tratamento de cerâmicas em Arqueologia, dando especial destaque à análise e classificação de pastas tendo sempre em conta as suas problemáticas. Quer a análise macroscópica quer a microscópica devem ser normalizadas e com um discurso universal. Para isso, devem ser utilizados os descritores que vêm sendo repetidamente citados, nomeadamente por Picon e por Inês Vaz Pinto e Anne Schimtt.
Foram descritos e justificados os diferentes modos de cozedura e os seus efeitos nas cerâmicas, quer nas pastas quer nos vernizes e engobes.
Apresentação e descrição dos diferentes tipos de pastas (cauliníticas, calcárias e não-calcárias) e das mais comuns inclusões que nelas se podem encontrar.
Descrição dos passos necessários (resumidos) para o estudo e descrição das pastas cerâmicas a olho nu e com auxilio de lupa binocular. Classificação das cerâmicas por grupos de fabrico.
Definição dos critérios para realização do trabalho teórico-prático enquanto elemento de avaliação. Caracterização geral da produção de cerâmica.
29 Setembro 2017, 08:00 • Carlos Samuel Pires Pereira
O aluno deve realizar um trabalho teórico ou teórico-prático individual, com um volume máximo de 20 páginas e 8 imagens, no qual deve expor o conhecimento que adquiriu. Deve seguir as normas do OAP. O trabalho deve ser encarado como uma produção científica a ser, eventualmente, publicado em revista da especialidade.
Descrição dos passos realizados no processo de produção de cerâmica romana, dando como exemplo o caso de Chapeau Rouge (Lyon).
Apresentação das diferentes técnicas de preparação de argilas e de modelação. Destaque da utilização da roda de oleiro neste processo, tendo-se assumido como instrumento essencial na produção e modelação de cerâmica na Antiguidade.
Descrição e utilização dos fornos de cozedura, bem como dos respectivos modos de cozedura.