Sumários
Acesso ao significado
22 Abril 2025, 17:00 • Jorge Alexandre Loureiro Pinto
Estratégias de aprendizagem (EA):
- tipologia das EA de uma LE/L2;
- ensino explícito das EA;
- investigação sobre EA.
Discussão do texto:
Anderson, N. J. (2005). L2 Learning Strategies. In E. Hinkel (Ed.), Handbook of Research in Second Language Teaching and Learning (pp. 757-772). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.
Aprendizagem de línguas em contexto multilingue
8 Abril 2025, 17:00 • Jorge Alexandre Loureiro Pinto
Por um ensino multilingue e multicultural.
O modelo pedagógico "Translanguaging".
Discussão do artigo:
Pinto, J. (2020). Chinese Teachers’ Attitudes Towards Translanguaging and Its Uses in Portuguese Foreign Language Classrooms. Theory and Practice of Second Language Acquisition, 6 (1), 11-30.
O papel da L1 e de outrsd língusd previamente adquiridas
1 Abril 2025, 17:00 • Jorge Alexandre Loureiro Pinto
Palestra do Prof. Doutor Abdelilah Suisse, da Universidade de Aveiro, intitulada: O papel da biografia linguística no ensino e na investigação sobre a aquisição de uma terceira língua.
O papel da L1 na aquisição de uma língua segunda ou de uma primeira língua estrangeira.
O papel da L1 e das restantes línguas previamente adquiridas na aquisição de língua terceira ou língua adicional.
Fatores que afetam a transferência das línguas previamente adquiridas.
Discussão do seguinte artigo:
De Angelis, J. (2007). Factors Affecting Non-native Language Influence. In G. De Angelis, Third Additional Language Acquisition (pp. 19-40). Clevedon: Multilingual Matters.
N.B.: Esta sessão, devido ao agendamento da palestra, foi lecionada no dia 31 de março, no mesmo horário, na sala C238.
Aula não ocorrida
25 Março 2025, 17:00 • Jorge Alexandre Loureiro Pinto
Professor ausente em missão.
Acesso ao significado: compreensão oral
18 Março 2025, 17:00 • Jorge Alexandre Loureiro Pinto
Compreensão oral:
- desafios e oportunidades na instrução da audição;
- competência auditiva;
- um modelo de compreensão auditiva;
- fatores que influenciam o sucesso da compreensão oral.
Discussão do artigo:
Graham, S. (2017). Research into practice: Listening strategies in an instructed classroom setting. Language Teaching, 50 (1), 107-119.