Sumários

Acesso ao significado

22 Abril 2025, 17:00 Jorge Alexandre Loureiro Pinto

Estratégias de aprendizagem (EA):

- tipologia das EA de uma LE/L2;

- ensino explícito das EA;

- investigação sobre EA.

Discussão do texto:

Anderson, N. J. (2005). L2 Learning Strategies. In E. Hinkel (Ed.), Handbook of Research in Second Language Teaching and Learning (pp. 757-772). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.


Aprendizagem de línguas em contexto multilingue

8 Abril 2025, 17:00 Jorge Alexandre Loureiro Pinto

Por um ensino multilingue e multicultural.

O modelo pedagógico "Translanguaging".

Discussão do artigo:

Pinto, J. (2020). Chinese Teachers’ Attitudes Towards Translanguaging and Its Uses in Portuguese Foreign Language Classrooms. Theory and Practice of Second Language Acquisition, 6 (1), 11-30.


O papel da L1 e de outrsd língusd previamente adquiridas

1 Abril 2025, 17:00 Jorge Alexandre Loureiro Pinto

Palestra do Prof. Doutor Abdelilah Suisse, da Universidade de Aveiro, intitulada: O papel da biografia linguística no ensino e na investigação sobre a aquisição de uma terceira língua.

O papel da L1 na aquisição de uma língua segunda ou de uma primeira língua estrangeira.

O papel da L1 e das restantes línguas previamente adquiridas na aquisição de língua terceira ou língua adicional.

Fatores que afetam a transferência das línguas previamente adquiridas.

Discussão do seguinte artigo:

De Angelis, J. (2007). Factors Affecting Non-native Language Influence. In G. De Angelis, Third Additional Language Acquisition (pp. 19-40). Clevedon: Multilingual Matters.


N.B.: Esta sessão, devido ao agendamento da palestra, foi lecionada no dia 31 de março, no mesmo horário, na sala C238.


Aula não ocorrida

25 Março 2025, 17:00 Jorge Alexandre Loureiro Pinto

Professor ausente em missão.


Acesso ao significado: compreensão oral

18 Março 2025, 17:00 Jorge Alexandre Loureiro Pinto

Compreensão oral: 

- desafios e oportunidades na instrução da audição; 

- competência auditiva; 

- um modelo de compreensão auditiva; 

- fatores que influenciam o sucesso da compreensão oral.


Discussão do artigo:

Graham, S. (2017). Research into practice: Listening strategies in an instructed classroom setting. Language Teaching, 50 (1), 107-119.