Sumários
Acesso ao significado: compreensão escrita
11 Março 2025, 17:00 • Jorge Alexandre Loureiro Pinto
Compreensão escrita:
- microhabilidades e estratégias;
- tipos de leitura e ensino da leitura;
- atividades para o desenvolvimento da compreensão escrita.
Discussão do artigo:
Grabe, W. (2014). Key Issues in L2 Reading Development. In X. Deng & R. Seow (eds.), Alternative Pedagogies in the English Language & Communication Classroom (pp. 8-18). Singapore: National University of Singapore.
Métodos e abordagens de ensino de LE/L2
25 Fevereiro 2025, 17:00 • Jorge Alexandre Loureiro Pinto
A. Principais metodologias/ abordagens de ensino de uma LE/L2:
1. Método da Gramática e Tradução
2. Método áudio-oral
3. Abordagem comunicativa
B. Século XXI: a era pós-método.
C. Discussão do texto:
Nunes, A. (2002). O Século XXI e o Ensino da Língua Estrangeira – A Era do Pós-método. Polissema, 2, 107-122.
Teorias de Aquisição de uma LE/L2
18 Fevereiro 2025, 17:00 • Jorge Alexandre Loureiro Pinto
Perspetiva global das teorias de aquisição que procuram explicar o progresso do desenvolvimento de uma LE/L2 e os outputs finais da aprendizagem:
2. Teoria inatista
3. Teoria cognitiva
4. Teoria sociocultural
Apresentação
11 Fevereiro 2025, 17:00 • Jorge Alexandre Loureiro Pinto
A. Apresentação do docente e dos alunos.
B. Apresentação do programa do seminário:
- objetivos;
- conteúdos;
- bibliografia;
- elementos de avaliação:
§ assiduidade e participação relevante (10%);
§ uma motivação de discussão de um texto científico (15%) e discussão ativa nos restantes (15%);
§ um ensaio de cerca de 6000 palavras sobre uma das temáticas do seminário, a entregar até ao dia 31 de maio (60% = 45% trabalho escrito + 15% apresentação oral).
C. Investigação em Linguística Aplicada.