Sumários

Aula nº9

11 Novembro 2023, 09:30 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

2.5. Tomás de Aquino contra Anselmo. A questão da demonstrabilidade da existência de Deus. As descrições e as refutações tomasianas de Proslogion 2 e 3, em Summa contra Gentiles I, 10 e 11, e Summa Theologiae I, q.2, a.1. A alternativa tomasiana ao argumento anselmiano: as cinco vias (Summa Theologiae I, q.2, a.3).

Sugestão de leituras, M. L. Xavier. A Questão da Existência de Deus. Uma disputa medieval : pp. 81-113.

Apresentações de trabalho em projecto:

Lucas Parreira Calheiros (j), com arguição por Diogo André Feliciano Alhinho.

Aissa Rendall de Carvalho (h), com arguição por Aline Maria Mendes Pereira Nesello.

 


Aula nº8

4 Novembro 2023, 09:30 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

2.4. Boaventura por Anselmo. A multiplicação das vias bonaventurianas. As três vias principais em Quaestiones disputatae de mysterio Trinitatis q.1, a.1: as vias do conhecimento inato, ou as vias augustinianas de Boaventura; as vias do conhecimento analógico; e as vias da evidência imediata, ou as vias anselmianas de Boaventura. O sentido da evidência imediata da existência de Deus, em Itinerarium Mentis in Deum §5.

Sugestão de leituras, M. L. Xavier. A Questão da Existência de Deus. Uma disputa medieval, sobre:

- Boaventura, continuador de Anselmo, com uma grande diferença, p.71;

- Texto das vias, em Quaestiones disputatae de mysterio Trinitatis q.1, pp.225-233;

- Apresentação e interpretação das vias, pp.72-79.

- As vias do conhecimento analógico noutras obras, pp.74-75;

- O fundamento das vias anselmianas de S. Boaventura, pp.78-79.

Apresentações de trabalho em projecto:

Dinis Rodrigo Dias Tomás (j) e Ana Cristina Rodrigues da Silva Lúcio (d), com arguição por Mateus Filipe Caeiro Esteves.

 


Aula nº7

28 Outubro 2023, 09:30 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

2.3. Gaunilo contra Anselmo, em Quid ad haec respondeat quidam pro insipiente (Pro Insipiente). A auto-defesa de Anselmo, em Quid ad haec respondeat quidam editor ipsius libelli (Responsio Editoris). Tópicos principais do debate entre Anselmo e Gaunilo: impossibilidade ou possibilidade de conjecturar algo sobre Deus? Anselmo e o conceito de algo totalmente omnipresente, o pleno; a existência do eu e a existência de Deus; a noção de supremo e a questão do argumento único.

Sugestão de leituras, in M. L. Xavier. A Questão da Existência de Deus. Uma disputa medieval, sobre: Gaunilo, primeiro crítico de Anselmo, 51; Gaunilo, filosoficamente agnóstico: 53-55; Anselmo e a possibilidade de conjecturar sobre Deus, 220-221; Gaunilo e a caricatura da ilha perdida, 56-57; Anselmo e o conceito de algo totalmente omnipresente, 221-223; a existência do eu e a existência de Deus, 62-64; a noção de supremo e a questão do argumento único, 64-70.

 


Aula nº6

21 Outubro 2023, 09:30 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

2.2. S. Anselmo e o seu argumento único. Leitura partilhada do texto do argumento do Proslogion (cc.2-3). O nome anselmiano de Deus (aliquid quo nihil maius cogitari possit). Os princípios metafísicos do argumento anselmiano.

Sugestão de leituras, M. L. Xavier. A Questão da Existência de Deus. Uma disputa medieval, sobre: a via única do Proslogion, 34-37; o nome anselmiano de Deus, 38-42; os princípios metafísicos do argumento único, 42-44.

Apresentação de trabalho em projecto: Raoul Andrei Marian (f), com arguição por Sara Marques Nobre.

 


Aula nº5

14 Outubro 2023, 09:30 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

2. Diacronia da questão disputada da existência de Deus

2.1. A teologia sola ratione de S. Anselmo. As quatro vias sola ratione do Monologion: a via da bondade (cap.I); a via da grandeza (cap.II); a via da existência (cap.III); e a via da perfeição (cap.IV). A distinção entre essência, ser e ente (cap.VI). A crítica da noção de supremo e a separação entre supremo e insuperável (cap.XV).

Sugestão de leitura: M. L. Xavier. A Questão da Existência de Deus. Uma Disputa Medieval. Sintra: Zéfiro, 2013, 13-34.