Sumários

Aula nº4

7 Outubro 2023, 09:30 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

1.3. Antecedentes da questão da existência de Deus: S. Justino e S. Agostinho. S. Justino e a questão do politeísmo ou monoteísmo. S. Agostinho e a questão da existência de Deus, a propósito da origem do livre arbítrio. O conhecimento da existência de Deus através do conhecimento da Verdade. Antecedentes augustinianos de S. Anselmo: a noção de insuperável e o terceiro erro sobre Deus. A diferença de S. Agostinho: sem aversão à infinitude.

Sugestão de leitura: M. Manuela Brito Martins, “A Prova da Existência de Deus em Santo Agostinho (De Libero Arbitrio) e em Santo Anselmo (Proslogion).” Philosophica 34 (Lisboa, 2009): 75-91.

 


Aula nº3

30 Setembro 2023, 09:30 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

1.2. Fé, razão e iluminação divina: S. Agostinho. Da fé no visível à fé no invisível. A questão do primado da fé ou da razão. O paradoxo da fé. A fé subjectiva. A trindade da fé. Iluminação divina: a doutrina do Mestre interior. Ostensão sensível e ostensão inteligível. A Verdade interior e Cristo-Mestre.

Sugestão de leitura: M.L. Xavier. “Subjectividade e objectividade da fé. Uma reflexão augustiniana.” In Da fé na Comunicação à comunicação da Fé, organizado por José Maria Silva Rosa, J. Paulo Serra, 339‑352. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2005.

 


Aula nº2

23 Setembro 2023, 09:30 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

1. Filosofia e cristianismo: cruzamentos patrísticos

1.1. O cristianismo como filosofia: S.Justino. O Logos patrístico: o Logos joanino em S. Justino (Logos seminal e Logos total), Clemente de Alexandria (revelações filosófica, profética e poética do Logos) e S. Agostinho (Verdade e Mestre Interior). A conversão de Justino e o cristianismo como filosofia irredutível ao platonismo. A afinidade entre filosofia e religião: a questão partilhada da extensão da providência divina.

Sugestão de leitura: M.L. Xavier. “Filosofia e Cristianismo. Ligações estruturantes.” Mediaevalia Americana. Revista de la Red Latinoamericana de Filosofía Medieval. Año 3, N.2 (diciembre 2016): 277-297.

 


Aula nº1

16 Setembro 2023, 09:30 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Apresentação e introdução ao programa.

AVALIAÇÃO

A classificação final do aproveitamento individual no seminário depende da realização dos seguintes elementos obrigatórios:

1) Apresentação oral do trabalho em projecto (45%) — título, resumo e abstract, índice de tópicos a desenvolver, bibliografia — durante o período lectivo, e previamente agendada;

2) Arguição oral da apresentação de outro trabalho em projecto (10%), durante o período lectivo, e previamente agendada;

3) Trabalho concluído e escrito (45%), a ser enviado em data a agendar.

 

Opções de trabalho:

a) S. Justino, Diálogo com Trifão; Apologias I-II;

b) S. Agostinho, De Magistro; Confessionum;

c) S. Agostinho, De Trinitate I, VIII-XIII;

d) S. Agostinho, De Libero Arbitrio II; S. Anselmo, Proslogion

e) S. Anselmo, Monologion; Proslogion;

f) S. Anselmo, Proslogion; Gaunilo, Pro Insipiente; S. Anselmo, Responsio Editoris;

g) S. Anselmo, Proslogion; S. Boaventura, Quaestiones Disputatae de Mysterio Trinitatis, q.1, a.1;

h) S. Anselmo, Proslogion; S. Tomás de Aquino, Summa contra Gentiles I, cc.10-15; Summa Theologiae I, q.2;

i) S. Anselmo, Proslogion; João Duns Escoto, Tractatus de Primo Principio;

j) Dionísio Pseudo-Areopagita, Nomes Divinos; Teologia Mística;

k) S. António, selecção de sermões;

l) S. Boaventura, Itinerarium Mentis in Deum; De Reductione Artium ad Theologiam;

m) S. Agostinho, Confissões; Les Aveux (Trad.: F. Boyer).

Qualquer destas opções deve ser acompanhada pela consulta de dois comentadores especializados, mediante pesquisa bibliográfica na Biblioteca da FLUL.