O Problema das Bases

13 Abril 2021, 11:00 Ricardo Santos

A objecção das bases contra o presentismo: se o passado não existe, como pode haver verdades acerca (de aspectos contingentes) do passado? A ideia intuitiva de que a verdade depende do mundo. O princípio de que a verdade requer fazedores-de-verdade (truthmakers). Dificuldades para este princípio: existenciais negativas; verdades necessárias; necessidade de uma ontologia de estados de coisas ou de factos. O princípio da sobreveniência da verdade relativamente a que coisas existem e que propriedades (ou relações) são por elas exemplificadas. Reformulação da objecção das bases: de acordo com o presentismo, o mundo poderia ser exactamente como é, mas ter tido um passado diferente.

Realismo modal ersataz, ou actualismo, e presentismo ersatzer: mundos e tempos como entidades abstractas - conjuntos de proposições (com as propriedades especiais da consistência e da maximalidade). A resposta ersatzer à objecção das bases: a série ordenada de tempos abstractos que representa a história actual do mundo faz parte de como o mundo é presentemente.

Duas dificuldades para o presentismo ersatzer: (1) Os tempos abstractos são fazedores-de-verdade apropriados? (2) Como conciliar o presentismo com o temporarismo e com a dependência das proposições singulares relativamente aos objectos sobre os quais são?