Sumários

Sessão 9

12 Novembro 2019, 18:00 Silvia Valencich Frota

Discussão de texto do Castells, conduzida por Gabriela Orestes e Grasiela Licório.


Sessão 8

5 Novembro 2019, 18:00 Silvia Valencich Frota

Discussão do texto do Thompson ("Media and Modernity), conduzida pelas alunas Gabriela Souza e Heloísa Andre.


7ª Sessão: Aspetos da teoria dos códigos de legitimação

29 Outubro 2019, 18:00 Carlos Gouveia

Aspetos da expressão do conhecimento científico em códigos de legitimação particulares. Densidade semântica e Gravidade semântica. Ondas semânticas e perfis de ondas semânticas. A expressão de significados contextuais nos textos. Discussão de Maton, K. (2013). Making semantic waves: A key to cumulative knowledge-building.  Linguistics and Education, 24: 8–22. Balanço do primeiro modulo do seminário, Construção de um mapa conceptual do módulo.


6ª Sessão: A construção linguística do conhecimento científico

22 Outubro 2019, 18:00 Carlos Gouveia

A construção linguística do conhecimento científico e a sua expressão em códigos de legitimação particulares. O Campo do Registo e o Género como elementos estratificados da significação contextual. O discurso científico como discurso vertical, potenciador de estruturas de conhecimento hierárquicas e estruturas horizontais. Gravidade semântica. Discussão de Maton, K. (2009). Cumulative and segmented learning: exploring the role of curriculum structures in knowledge-building.   British Journal of Sociology of Education, Vol. 30, No. 1, 43–57. 


5ª sessão: Metáfora gramatical.

15 Outubro 2019, 18:00 Carlos Gouveia

A noção de metáfora gramatical como manifestação de abstração e conhecimento e como potenciadora de registos e discursos. Tipos de metáfora gramatical e o seu papel no discurso académico. A linguística sistémico funcional e a produção de significado como escolha. Discussão de Muller, J. (2011). Through Others’ Eyes: The Fate of Disciplines. In 
F. Christie & K. Maton (Eds.), Disciplinarity: Functional Linguistic and Sociological Perspectives (pp. 13-34). London: Continuum.