Sumários
14ª Sessão: Avaliação final do seminário e dos mestrandos.
17 Dezembro 2020, 18:00 • Carlos Gouveia
Entrega dos ensaios finais do seminário, com avaliação, comentários e discussão. Balanço final de como decorreram os trabalhos ao longo do semestre. Avaliação final.
13ª Sessão: Pós-verdade e educação. Literacia crítica.
10 Dezembro 2020, 18:00 • Carlos Gouveia
Redes sociais, conhecimento, fake news, propaganda, pós-verdade e educação. Discussão de Barton, C. C. (2019).Critical Literacy in the Post-Truth Media Landscape. Policy Futures in Education, 17 (8), 1024–1036.
12ª Sessão: A reconfiguração das práticas de comunicação e de literacia na era digital.
3 Dezembro 2020, 18:00 • Carlos Gouveia
Aspetos da comunicação e da literacia na era digital. A importância da educação no desenvolvimento de sociedades democráticas. Plurilinguismo, democracia e progresso. O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas e o seu papel no desenvolvimento da literacia na Europa. Discussão de Gourlay, L. (2015). Posthuman texts: nonhuman actors, mediators and the digital university. Social Semiotics, 1: 1-17.
11ª Sessão: Os meios de comunicação social e os meios de autocomunicação social
26 Novembro 2020, 18:00 • Carlos Gouveia
A sociedade e a comunicação nos meios de comunicação social: poder, ideologia e dominação nas estruturas de disseminação de informação. Propaganda. Poder político e comunicação. Análise dos discursos de tomada de posse de Barack Obama (2009) e de Donald Trump (2017). Discussão de Castells, M. (2019). Communication Power: mass communication, mass self-communication and power relations in the network society (pp. 83-97). In Curran, J. and Hesmondhalgh, D. (eds.). Media and Society, 6th ed. London: Bloomsbury Academic.
10ª Sessão: Conhecimento, conhecedores e autoridade de conhecimento
19 Novembro 2020, 18:00 • Carlos Gouveia
Estruturas de conhecimento e estruturas de conhecedores nos códigos de legitimação do conhecimento. A ciência em tempos de pandemia. Análise de um texto de opinião médica sobre a Covid-19. Conhecimento e autoridade de conhecimento. Discussão de Piller, I. (2019). On the conditions of authority in academic publics. Journal of Sociolinguistics, 23 (5):521-528.