Sumários

9ª Sessão: Apresentação de temáticas e de estruturas de ensaios - sessão 2

12 Novembro 2020, 18:00 Carlos Gouveia

Segunda sessão de apresentações individuais de cerca de 10m, pela restante metade dos membros da turma, da temática e da estrutura do ensaio que cada um vai realizar para avaliação no seminário. Questões formais e metodológicas de realização de um ensaio e de uma dissertação.


8ª Sessão: Apresentação de temáticas e de estruturas de ensaios - sessão 1

5 Novembro 2020, 18:00 Carlos Gouveia

Primeira sessão de apresentações individuais de cerca de 10m, por metade dos membros da turma, da temática e da estrutura do ensaio que cada um vai realizar para avaliação no seminário.


7ª Sessão: Aspetos da teoria dos códigos de legitimação

29 Outubro 2020, 18:00 Carlos Gouveia

Aspetos da expressão do conhecimento científico em códigos de legitimação particulares. Densidade semântica e Gravidade semântica. Ondas semânticas e perfis de ondas semânticas. A expressão de significados contextuais nos textos. Discussão de Maton, K. (2013). Making semantic waves: A key to cumulative knowledge-building.  Linguistics and Education, 24: 8–22. 


6ª Sessão: A construção linguística do conhecimento científico

22 Outubro 2020, 18:00 Carlos Gouveia

A construção linguística do conhecimento científico e a sua expressão em códigos de legitimação particulares. O Campo do Registo e o Género como elementos estratificados da significação contextual. O discurso científico como discurso vertical, potenciador de estruturas de conhecimento hierárquicas e estruturas horizontais. Gravidade semântica. Discussão de Maton, K. (2009). Cumulative and segmented learning: exploring the role of curriculum structures in knowledge-building.   British Journal of Sociology of Education, Vol. 30, No. 1, 43–57. 


5ª sessão: Metáfora gramatical.

15 Outubro 2020, 18:00 Carlos Gouveia

A noção de metáfora gramatical como manifestação de abstração e conhecimento e como potenciadora de registos e discursos. Importância da metáfora gramatical no discurso académico. A linguística sistémico-funcional e a produção de significado como escolha. Discussão de Muller, J. (2011). Through Others’ Eyes: The Fate of Disciplines. In 
F. Christie & K. Maton (Eds.), Disciplinarity: Functional Linguistic and Sociological Perspectives (pp. 13-34). London: Continuum.