Sumários

Apresentações orais finais

10 Maio 2022, 15:30 Ângela Fernandes

Apresentações orais de dois estudantes sobre o romance Waiting for the barbarians; discussão em grupo sobre os modos de conhecimento do mundo natural e da alteridade apresentados nesta obra.

Apresentações orais de todos os mestrandos sobre os seus trabalhos de investigação (a entregar em versão escrita até ao dia 15 de Junho).

Haverá uma sessão suplementar no dia 17 de Maio, para conclusão das apresentações orais.


Conversas sobre ensaios finais

3 Maio 2022, 15:30 Ângela Fernandes

Conversa individual com todos os estudantes sobre as primeiras versões dos seus ensaios finais.

 


Waiting for the barbarians: conhecimento, civilização e barbárie

26 Abril 2022, 15:30 Ângela Fernandes

Leitura e comentário do romance Waiting for the barbarians, de J.M. Coetzee: a confluência de uma história individual e uma situação de perturbação colectiva; o perfil do narrador-protagonista e as suas meditações sobre a vida humana, a construção de conhecimento, a preservação da memória colectiva, e o imperativo ético de agir; a complexidade e ambivalência das noções de “civilização” e “barbárie” em confronto ao longo da narrativa; o dilema do protagonista, repartido entre a valorização dos princípios de sofisticação cultural e a defesa da dignidade de todos os seres humanos; o final da narrativa e a permanência da dúvida a propósito do valor das artes e do conhecimento, e do triunfo da memória.

 Entrega, pelos estudantes, da primeira versão escrita dos seus ensaios finais (entre 800 e 1000 palavras). Calendarização das próximas sessões do seminário e esclarecimento de dúvidas.


Waiting for the barbarians, de J.M. Coetzee

19 Abril 2022, 15:30 Ângela Fernandes

O romance Waiting for the barbarians, de J.M. Coetzee, e discussão dos binómios civilização-barbárie, centro-periferia, e acção-inacção. A estrutura global da narrativa: a definição da voz enunciativa e dos protagonistas; a indeterminação de tempos históricos ou espaços geográficos, e a conexa relevância da noção de fronteira.

Participação do grupo numa sessão sobre história do teatro em Portugal: experimentação artística, implicação ética e política, e censura nas práticas teatrais entre 1960 e 1974.

 


Páscoa

12 Abril 2022, 15:30 Ângela Fernandes

Pausa lectiva: férias da Páscoa.