Sumários
Conversas individuais
24 Março 2020, 15:00 • Ângela Fernandes
Conversa individual com estudantes sobre os seus planos de trabalho: apreciação do tema de investigação proposto e sua delimitação; indicações sobre pesquisa bibliográfica relevante; esclarecimento de dúvidas.
A comunicação com os estudantes decorreu via Skype.
Propostas de trabalho
17 Março 2020, 15:00 • Ângela Fernandes
Contacto com os estudantes por email: comentário das suas propostas de trabalho individual, sugestões de clarificação e aperfeiçoamento da pesquisa.
Carderón de la Barca, La vida es sueño
10 Março 2020, 15:00 • Ângela Fernandes
Leitura e análise de La vida es sueño, de Pedro Calderón de la Barca: o desenvolvimento da intriga dramática em torno da descoberta de identidades – Rosaura e Segismundo, e a importância de “saber quem sou”; a figura do sábio Basílio e a sua relação com o saber, entre a ousadia do conhecimento sobrehumano e a humildade da experimentação; o “sonho” de Segismundo e o questionamento dos níveis de conhecimento do mundo e de consciência existencial; a dúvida radical quanto ao valor do conhecimento sensível e quanto à possibilidade humana de agir segundo o livre-arbítrio individual; a transformação final de Segismundo e o desenlace conciliador; a apologia da prudência e do comportamento virtuoso perante a incerteza vivencial.
Breve referência ao ensaio “La vida es sueño: obra paradigmática”, de Evangelina Rodríguez Cuadros (disponível no “moodle”)
Definição do trabalho de investigação individual a desenvolver nas próximas duas semanas (acompanhamento por email).
Carderón de la Barca e o teatro do 'Siglo de Oro'
3 Março 2020, 15:00 • Ângela Fernandes
Ainda a representação da memória pessoal, social e política nos documentários de Patricio Guzmán: apresentação oral preparada de uma estudante.
Breve conversa com os estudantes sobre as suas propostas de tema de trabalho: indicação de nova data de entrega da proposta escrita (c. 150 palavras), no dia 6 de Março
Introdução ao estudo da peça La vida es sueño, de Pedro Calderón de la Barca (1636): o contexto cultural e artístico do teatro espanhol do “Siglo de Oro”, e os princípios compositivos da “comedia nueva”; diferentes casos de questionamento das noções de representação e teatralidade na pintura de Diego Velázquez. Visionamento e comentário de imagens relevantes.
De Jorge Luis Borges a Patricio Guzmán
18 Fevereiro 2020, 15:00 • Ângela Fernandes
Conclusão da leitura e comentário de “La busca de Averroes”, de Jorge Luis Borges: o relato da “busca” empreendida por Averroes e o questionamento dos procedimentos de pesquisa e descoberta de saber – o papel do contexto e do universo de referências do pesquisador; a especificidade dos mecanismos de representação e as diferenças entre “referir” e “mostrar”; a questão das “derrotas”, ou das descobertas equívocas, nos diversos campos do saber.
Apresentações orais preparadas de dois estudantes sobre El botón de nácar (2015), Patricio Guzmán: a questão da perspectiva e do recorte da realidade na construção fílmica; a ponderação sobre a arte como instrumento de intervenção política.