Sumários

Apresentações orais

5 Maio 2020, 15:00 Ângela Fernandes

Reunião de grupo pelo sistema zoom.

Apresentação oral, pelos estudantes, dos seus tópicos de ensaio final; breve discussão em grupo e sugestões de aperfeiçoamento.

Agendamento de uma sessão extra para conclusão das apresentações orais: sexta-feira, dia 8 de Maio, pelas 15 horas.

Confirmação da data de entrega do ensaio final (entre 3500 e 4000 palavras): envio por email no dia 26 de Maio de 2020.


História, Ciência e Arte

28 Abril 2020, 15:00 Ângela Fernandes

Reunião de grupo pelo sistema zoom.

Ainda o estudo de Copenhagen (1998), de Michael Frayn: comentário da peça a partir da intervenção oral preparada de três estudantes sobre o funcionamento da memória e da rememoração, o questionamento ético quanto aos limites da pesquisa científica, e o papel da figura feminina nesta intriga dramática.

Breve referência a outras representações artísticas recentes visando o contexto científico europeu da primeira metade do século XX e os dilemas éticos dos investigadores no âmbito da pesquisa atómica: o romance En busca de Klingsor, de Jorge Volpi (1999), e a ópera Doctor Atomic, de John Adams e Peter Sellars (2005).

Indicação da entrega dos trabalhos individuais intermédios corrigidos até ao dia 30 de Abril. 

 


A evocação ficcional da pesquisa atómica: Copenhagen, de Michael Frayn

21 Abril 2020, 15:00 Ângela Fernandes

Reunião de grupo pelo sistema zoom.

Conclusão do estudo da novela “El dueño del átomo”, de Ramón Gómez de la Serna: o tom excessivo e cómico, a par da explicitação de uma discussão filosófica sobre o valor da ciência e sobre a sua relação com o mundo; a figura do cientista “inventor”, fascinado pelo seu objecto de estudo, mas incapaz de controlar plenamente o seu trabalho; o desenlace da narrativa e a advertência sobre a margem de indeterminação e risco da experimentação científica.

O olhar sobre a pesquisa atómica das décadas de 1920-1940 na peça Copenhagen (1998), de Michael Frayn: a estrutura dramática, a oscilação entre tempos históricos e perspectivas pessoais, e o questionamento da memória e da possibilidade de re-encenar ou re-viver; as referências ao contexto histórico e científico, a explicação do processo de “cisão nuclear” e da “Interpretação de Copenhaga da Mecânica Quântica”, e a apresentação da pesquisa científica como um trabalho em rede, ou uma conversa contínua; a sugestão de que as novas teorias físicas de 1920-1930 colocavam “o homem no centro do universo”, e a explícita formulação da dúvida sobre a responsabilidade moral do cientista. Leitura e comentário de passos relevantes do drama. 


Dos corpos ao átomo: The Island of Dr. Moreau, de HG Wells, e “El dueño del átomo”, de Ramón Gómez de la Serna

7 Abril 2020, 15:00 Ângela Fernandes

Reunião de grupo pelo sistema zoom.

Ainda o romance The Island of Doctor Moreau, de H.G. Wells: o desenlace da história, a questão da “reversão” dos seres da Ilha, e as analogias entre a comunidade dos seres criados pelo Dr. Moreau e a sociedade “civilizada” da época. Ponderação sobre as noções de liberdade e acaso vs. responsabilidade e motivação a propósito dos processos “criativos” figurados nesta narrativa.

Apresentações orais de três estudantes sobre The Island of Doctor Moreau: a ideia de labirinto e a figuração do mito clássico do Minotauro na narrativa de Wells; a discussão encenada no romance entre a ideia de evolução (Darwin) e as noções tradicionais (judaico-cristãs) de criação divina do mundo; o papel da linguagem verbal no questionamento das fronteiras entre o humano e o animal, recorrente ao longo da narrativa.

A crescente visibilidade social da investigação científica e tecnológica no final do século XIX. A emergência da “ficção científica” como novo género narrativo na cultura literária ocidental.

A investigação sobre a matéria na viragem para o século XX: o átomo, os componentes subatómicos, a cisão do núcleo do átomo; os ecos desta pesquisa na opinião pública da época. A singularidade do conto “El dueño del átomo”, de Ramón Gómez de la Serna (1926): a descrição paródica do cientista obcecado e ambicioso.

 


De Calderón de la Barca a H.G. Wells

31 Março 2020, 15:00 Ângela Fernandes

Reunião de grupo pelo sistema zoom.

Apresentação da calendarização actualizada das restantes aulas do semestre. Indicação sobre documentos de estudo disponíveis no e-learning do Seminário.

Breve recapitulação dos princípios básicos que devem guiar a elaboração escrita de um trabalho de pesquisa avançada: a estrutura argumentativa e a clareza da exposição; a pesquisa bibliográfica  e as normas de citação e de referenciação.

Apresentações orais preparadas de dois estudantes sobre La vida es sueño, de Calderón de la Barca: a discussão sobre o livre-arbítrio e a predestinação exposta na “comedia”; o questionamento sobre as modalidades e a possibilidade humana de conhecimento suscitado por La vida es sueño e pela fotografia “The illuminated man”, de Duane Michals (1968).

O romance The Island of Doctor Moreau, de H.G. Wells (1896): os modelos literários da narrativa de viagens e a simbologia da ilha; o relato retrospectivo; a representação das várias faces do “cientista” e a simulação de um percurso de pesquisa, com as suas hipóteses, equívocos e revelações; o tema da vivissecção e a investigação sobre a “plasticidade” dos corpos humanos; o questionamento implícito sobre as motivações e os constrangimentos da pesquisa científica.  Leitura e comentário de passos relevantes, nomeadamente no capítulo 14: as explicações de Dr. Moreau e a afirmação “I have never troubled about the ethics of the matter”.