Sumários
Ut pictura poesis? II
23 Março 2023, 11:00 • Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
Balanço do trabalho realizado na aula anterior.
O visualismo na “comedía”/“poema sacro” de Dante: formas, processos, efeitos. A emulação dos clássicos e a valorização do discurso que dá a ver: desafios múltiplos. A leitura como prática de imaginar.
Análise e comentário de passos diversos da Divina Commedia: Inf. XIII, XXV, XXVI; Par. X, XIII, XVIII.
A pintura e o desenho sobre o texto poético. O episódio do Conde de Ugolino na tradição das artes plásticas: Domingos Sequeira, William Blake, Jean-Luc Carpeaux, Rodin. A tradição das artes plásticas enquanto resposta ao problema «hermenêutico do episódio do Conde de Ugolino, a partir do ensaio de J. L. Borges “O falso problema de Ugolino”.
Ut pictura poesis? I
16 Março 2023, 11:00 • Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
O louvor do "visibile parlare" na Commedia de Dante (Purg., X, 95) e o exercício da écfrase. Exploração dos cantos X-XII (Purg.). Traços para a definição de uma poética. O discurso sobre o devir das artes e da poesia. O valor da fama.
Dante
"figurato": a investigação de Lucia Battaglia Ricci.
Federico Zuccari, ilustrador da Commedia: o diálogo entre texto e
imagem.
O efeito de ilustração e o desejo de reinvenção: leitura e discussão de alguns textos pictóricos (por exemplo, William Blake, Salvador Dalí, Sandow Birk), enquanto leitores da tradição da ilustração do texto de Dante.
A representação pictórica da figura de Dante: a construção de uma imagem autoral.
A criação iconográfica como proposta de leitura: leituras do incipit da Commedia (Birk, A. Doré , S. Dali).
Dante em Pascoaes e em Pessoa
9 Março 2023, 11:00 • Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
Poética e canonização. O lugar da obra de Dante no sistema literário (séculos XVI-XVII).
2 Março 2023, 11:00 • Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
A recepção de Dante em Itália e em Portugal: o discurso acerca da Commedia e o discurso a respeito das “canzoni amorose”. Formas de difusão dos textos. A sombra de Petrarca.
Aspectos do discurso poético na Commedia de Dante: leituras do canto XXI (Inf.) e XXII (Par.); o olhar dos comentadores (ex.: Cristoforo Landino e Bernardino Daniello).
A Commedia de Dante no quadro de uma poética classsicizante. As Prose della Volgar Lingua de Pietro Bembo e a definição de um cânone linguístico. Debates e resistências.
Camões, leitor de Dante? O trabalho da imitação/emulação. Sinais de uma poética em transformação. O comentário de Manuel de Faria e Sousa.
A leitura antológica: a parte e o todo; valor e impacto das escolhas.
23 Fevereiro 2023, 11:00 • Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
A leitura antológica e os “géneros maiores”, à luz de transformações da poética: tópicos para uma reflexão. Implicações e consequências do conhecimento antológico da Divina Commedia de Dante. Exploração de exemplos.
Um estudo de caso: a fortuna poética do Canto V do Inferno na tradição pictórica europeia e na Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea. Constituição de um topos literário: recorrências e variações em torno de Paolo e Francesca. Leitura e comentário de textos de Eça de Queirós.