Sumários

Ut pictura poesis? II

23 Março 2023, 11:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Balanço do trabalho realizado na aula anterior.

O visualismo na “comedía”/“poema sacro” de Dante: formas, processos, efeitos. A emulação dos clássicos e a valorização do discurso que dá a ver: desafios múltiplos.  A leitura como prática de imaginar.

Análise e comentário de passos diversos da Divina Commedia:   Inf. XIII, XXV, XXVI; Par. X, XIII, XVIII.

A pintura e o desenho sobre o texto poético.  O episódio do Conde de Ugolino na tradição das artes plásticas: Domingos Sequeira, William Blake, Jean-Luc Carpeaux, Rodin. A tradição das artes plásticas enquanto resposta ao problema «hermenêutico do episódio do Conde de Ugolino, a partir do ensaio de J. L. Borges “O falso problema de Ugolino”.


Ut pictura poesis? I

16 Março 2023, 11:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

O louvor do "visibile parlare" na Commedia de Dante (Purg., X, 95) e o exercício da écfrase. Exploração dos cantos X-XII (Purg.). Traços para a definição de uma poética. O discurso sobre o devir das artes e da poesia. O valor da fama.

Dante "figurato": a investigação de Lucia Battaglia Ricci.
Federico Zuccari, ilustrador da Commedia: o diálogo entre texto e imagem.

O efeito de ilustração e o desejo de reinvenção: leitura e discussão de alguns textos pictóricos (por exemplo, William Blake, Salvador Dalí, Sandow Birk), enquanto leitores da tradição da ilustração do texto de Dante.

A representação pictórica da figura de Dante: a construção de uma imagem autoral.

A criação iconográfica como proposta de leitura: leituras do incipit da Commedia (Birk, A. Doré , S. Dali).


Dante em Pascoaes e em Pessoa

9 Março 2023, 11:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Condições para o entendimento do lugar de Dante no sistema literário (séculos XIX-XX). 
Estudo de dois casos, Teixeira de Pascoaes e Fernando Pessoa: apropriações e leituras de Dante em cada um dos poetas considerados; o cânone como possibilidade de uma projecção de uma figura autoral: do poeta visionário ao poeta construtor.


Poética e canonização. O lugar da obra de Dante no sistema literário (séculos XVI-XVII).

2 Março 2023, 11:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

A recepção de Dante em Itália e em Portugal: o discurso acerca da Commedia e o discurso a respeito das “canzoni amorose”. Formas de difusão dos textos. A sombra de Petrarca.

Aspectos do discurso poético na Commedia de Dante: leituras do canto XXI (Inf.) e XXII (Par.); o olhar dos comentadores (ex.: Cristoforo Landino e Bernardino Daniello).

A Commedia de Dante no quadro de uma poética classsicizante. As Prose della Volgar Lingua de Pietro Bembo e a definição de um cânone linguístico. Debates e resistências.

Camões, leitor de Dante? O trabalho da imitação/emulação. Sinais de uma poética em transformação. O comentário de Manuel de Faria e Sousa.


A leitura antológica: a parte e o todo; valor e impacto das escolhas.

23 Fevereiro 2023, 11:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

A leitura antológica e os “géneros maiores”, à luz de transformações da poética: tópicos para uma reflexão. Implicações e consequências do conhecimento antológico da Divina Commedia de Dante. Exploração de exemplos.

Um estudo de caso: a fortuna poética do Canto V do Inferno na tradição pictórica europeia e na Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea. Constituição de um topos literário: recorrências e variações em torno de Paolo e Francesca. Leitura e comentário de textos de Eça de Queirós.