Sumários
Dante na Literatura Portuguesa.
16 Fevereiro 2023, 11:00 • Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
O rasto de Dante na Literatura Portuguesa do século XVI, do Cancioneiro Geral a Camões: reconhecimento de formas de intertextualidade; uma presença escassa e controversa? A mediação castelhana e a importância das relações culturais na Península Ibérica.
Ut pictura poesis:
Francisco de Holanda, leitor de Dante.
Breve síntese da fortuna poética e crítica de Dante e das diferentes
modalidades da sua presença na Literatura Portuguesa Moderna e
Contemporânea: traduções, equívocos, citações, paródias, apropriações. Leitura
e discussão de alguns exemplos.
“Ben son, ben son Beatrice”.
9 Fevereiro 2023, 11:00 • Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
Retoma de tópicos tratados no seminário anterior: a afirmação de uma figura autoral na obra de Dante; itinerário espiritual e caminho poético.
Os conceitos de intratextualidade e de intertextualidade: sua pertinência.
Revisão e transformação: processos constantes de um percurso; a importância do canto palinódico na obra dantesca. Representar a superação: comentário de passos dos cantos V (Inferno) e XXX-XXXIII (Purgatorio), à luz de textos de Guido Guinizzelli e do próprio Dante Alighieri.
A "missão" do poeta: do “ditado” de Amor (Purg., XXIV, 52-54) ao “ditado” de Beatrice (Purg., XXXIII, 52-54; Paradiso, XXVII); palavra e profecia.
Beatriz, "quella ch' imparadisa la mia mente": a figura feminina como guia "ad Deum".
Dante: a construção de um autor.
2 Fevereiro 2023, 11:00 • Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
A afirmação de uma consciência autoral na Commedia: a inscrição do nome, ou o valor de uma assinatura ( Commedia, Purgatorio, XXX, 55).
A relação entre o todo e suas partes; o efeito de totalidade na arquitectura do poema.
Eleição e emulação de modelos: a relação com Virgílio (do encontro à despedida: Inf. I, Purg. XXVII).
Albert Russell Ascoli, leitor de Dante: a perspectiva do crítico; questões cruciais (a propósito de três ensaios sobre a Commedia e sobre obras “menores”).
Sentido de exigência e desejo de transformação: a revisão crítica do passado e a prática da palinódia (exploração dos cantos II, XXIII, XXIV e XXVI – Purgatorio).
Apresentação.
26 Janeiro 2023, 11:00 • Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
Apresentação.
Definição do modo de funcionamento do Seminário. Comentário do programa e da bibliografia. Calendarização do trabalho.
Sondagem das áreas de interesse dos Alunos.
Temas de pesquisa e hipóteses de investigação.
N.B.: O programa, a bibliografia essencial, a calendarização do trabalho a desenvolver nas aulas e as linhas orientadoras do processo de avaliação encontram-se disponíveis na plataforma Moodle.