Sumários
Publicidade: o posicionamento.
20 Março 2017, 14:00 • José Pinto de Lima
Publicidade: o posicionamento. Leitura e comentário do capítulo 7 de J. Pinto e Castro, Comunicação de marketing.
Semiótica: códigos
17 Março 2017, 12:00 • Silvia Valencich Frota
Apresentação e discussão do conceito de código para a semiótica. Análise da classificação proposta por Fiske (Analógicos x Digitais, Apresentativos x Representativos, Restritos x Elaborados, Broadcast x Narrowcast ).
Metáfora e metonímia. Pathos, logos e ethos.
15 Março 2017, 14:00 • José Pinto de Lima
Metáfora e metonímia como estratégias retóricas estruturantes e princípios organizadores da cognição e do discurso.
Modos de persuasão na retórica aristotélica: pathos, logos e ethos.
Pathos, logos e ethos na publicidade.
Introdução à semiótica - O signo segundo Saussure
15 Março 2017, 12:00 • Silvia Valencich Frota
Apresentação do modelo de signo proposto por Saussure. Discussão do conceito de "arbitrariedade". Atividade: os alunos foram divididos em dois grandes grupos, cada qual responsável pela leitura de um excerto da antologia ("Semiotics, the basics", Daniel Chandler): Na aula seguinte, deverão explicar uns aos outros as respectivas passagens.
Recursos retóricos (conclusão).
13 Março 2017, 14:00 • José Pinto de Lima
Recursos retóricos (conclusão).