Sumários

Publicidade: o posicionamento.

20 Março 2017, 14:00 José Pinto de Lima

Publicidade: o posicionamento. Leitura e comentário do capítulo 7 de J. Pinto e Castro, Comunicação de marketing.


Semiótica: códigos

17 Março 2017, 12:00 Silvia Valencich Frota

Apresentação e discussão do conceito de código para a semiótica. Análise da classificação proposta por Fiske (Analógicos x Digitais,  Apresentativos x Representativos, Restritos x Elaborados, Broadcast x Narrowcast ).


Metáfora e metonímia. Pathos, logos e ethos.

15 Março 2017, 14:00 José Pinto de Lima

Metáfora e metonímia como estratégias retóricas estruturantes e princípios organizadores da cognição e do discurso.

Modos de persuasão na retórica aristotélica: pathos, logos e ethos.

Pathos, logos e ethos  na publicidade.


Introdução à semiótica - O signo segundo Saussure

15 Março 2017, 12:00 Silvia Valencich Frota

Apresentação do modelo de signo proposto por Saussure. Discussão do conceito de "arbitrariedade". Atividade: os alunos foram divididos em dois grandes grupos, cada qual responsável pela leitura de um excerto da antologia ("Semiotics, the basics", Daniel Chandler): Na aula seguinte, deverão explicar uns aos outros as respectivas passagens.


Recursos retóricos (conclusão).

13 Março 2017, 14:00 José Pinto de Lima

Recursos retóricos (conclusão).