Research and misconceptions in the short-story “Averroes' search”, by Jorge Luis Borges / A busca e os equívocos no conto “La busca de Averroes”, de Jorge Luis Borges
12 Outubro 2017, 10:00 • Ângela Fernandes
Comentário da conferência a que os estudantes assistiram no dia 29 de Setembro: a perspectivação dos Estudos Comparatistas na actualidade e a reflexão crítica sobre os métodos e as teorizações deste campo de investigação.
Esclarecimento de dúvidas sobre as intervenções orais preparadas pelos estudantes e sobre a escolha de temas de trabalho.
Continuação do estudo de figurações literárias de cientistas, e seus processos de pesquisa e construção de conhecimento. Leitura e comentário do conto “La busca de Averroes”, de Jorge Luis Borges (in El Aleph, 1949): o relato da “busca” conceptual e filológica empreendida por Averroes e o papel do contexto e do universo de referências do pesquisador; a especificidade dos mecanismos de representação e as diferenças entre “referir” e “mostrar”; a questão das “derrotas”, ou das descobertas equívocas, nos diversos campos do saber; introdução da figura autoral nos parágrafos finais e a sugestão de implicação entre realidade e representação, e entre criador e criação, na arte e na ciência.
A investigação sobre a matéria entre os séculos XIX e XX (o átomo, os componentes subatómicos, a cisão do núcleo do átomo) e os ecos crescentes da pesquisa científica na opinião pública da época. Introdução ao estudo da novela “El dueño del átomo”, de Ramón Gómez de la Serna (1926): a descrição paródica do cientista obcecado e ambicioso.