Sumários

Synthesis and final discussion / Síntese e discussão final

18 Dezembro 2017, 10:00 Ângela Fernandes

Síntese das questões discutidas ao longo do semestre na abordagem crítica aos cruzamentos entre Arte e Ciência, tendo como ponto de partida as pinturas “Ciencia y Caridad”, de Pablo Picasso (1897), e “La sérénité du savant”, de Giorgio de Chirico (1914).

Apresentação oral, pelas estudantes, dos seus tópicos de ensaio final; breve discussão em grupo e sugestões de aperfeiçoamento.

Apreciação das actividades lectivas e do funcionamento do seminário: preenchimento pelas estudantes de um inquérito individual e anónimo.

Confirmação da data de entrega do ensaio final: 25 de Janeiro de 2018.


Science fiction and the short-story “Mil euros por tu vida”, by Elia Barceló / A ficção científica e o conto “Mil euros por tu vida”, de Elia Barceló

14 Dezembro 2017, 10:00 Ângela Fernandes

Ainda a o universo da ficção científica e o filme Blade Runner, de Ridley Scott (1982): o desenvolvimento de uma intriga baseada na oposição violenta entre humanos e “replicants”; a ênfase no aperfeiçoamento dos andróides no sentido da sua indistinção face aos humanos, nomeadamente pelo apuramento da memória e da consciência de si; a relação entre perseguidores e perseguidos, e a sugestão da reversibilidade de papéis.

Breve referência à citação de Blade Runner no título e no desenvolvimento narrativo do romance Lágrimas en la lluvia, de Rosa Montero (2011): a consciência da mortalidade como questão fundamental no delinear de identidades pessoais.

Leitura e comentário do conto “Mil euros por tu vida” de Elia Barceló (2008) a partir da intervenção oral preparada de duas estudantes: o cenário prospectivo baseado nas possibilidades científicas e tecnológicas de desafiar o envelhecimento e a mortalidade, e a discussão das suas implicações sociais; a relação do conto com o filme Transfer, de Damir Lukacevic (2010); os conceitos de reflexo e de espelho, e a questão da identidade humana construída na dualidade mente/corpo.

 


The play La tortuga de Darwin, by Juan Mayorga / A peça La tortuga de Darwin, de Juan Mayorga

7 Dezembro 2017, 10:00 Ângela Fernandes

Comentário do texto dramático La tortuga de Darwin, de Juan Mayorga (2008), a partir da intervenção oral de quatro estudantes: a presença da história política no teatro e o questionamento dos modelos de representação historiográfica; a organização da intriga dramática com base no desafio à distinção entre sujeitos e objectos de conhecimento, e entre o saber histórico e o conhecimento científico; os elementos constitutivos do humor da peça; a referência central às teorias evolucionistas e a discussão sobre os limites do humano e a noção de natureza.


Discussion of paper 1 / Conversas sobre o primeiro ensaio

30 Novembro 2017, 10:00 Ângela Fernandes

Aula realizada no dia 5 de Dezembro.

Conversas individuais sobre os ensaios escritos apresentados pelas estudantes: indicações metodológicas, sugestões de aperfeiçoamento, e esclarecimento de dúvidas sobre a pesquisa em curso e a preparação do ensaio final.


The films Nostalgia de la luz (2010) and El botón de nácar (2015), by Patricio Guzmán // Os filmes Nostalgia de la luz (2010) e El botón de nácar (2015), de Patricio Guzmán

23 Novembro 2017, 10:00 Ângela Fernandes

Os filmes Nostalgia de la luz (2010) e El botón de nácar (2015), do realizador chileno Patricio Guzmán: a revisitação da história do Chile em articulação com a representação dos universos naturais e sociais do território sul-americano. Exposição sobre a memória histórica e a questão racial no Chile contemporâneo pela investigadora Montserrat Arre Marfull (Universidad Austral de Chile).

Apresentação oral de duas estudantes sobre tempos e espaços de memória, e sobre as modalidades da memória feminina nos filmes de Patricio Guzmán.