The novel Do Androids Dream of Electric Sheep?, by Philip K. Dick, and the film Blade Runner, by Ridley Scott //O romance Do Androids Dream of Electric Sheep?, de Philip K. Dick, e o filme Blade Runner, de Ridley Scott
16 Novembro 2017, 10:00 • Ângela Fernandes
Aula realizada no dia 20 de Novembro.
Ainda o comentário do romance Do Androids Dream of Electric Sheep? e a confluência de temáticas ambientais, sociais, políticas e tecnológicas no desenvolvimento da narrativa; a evolução da intriga no sentido do adensamento da incerteza sobre os critérios de distinção entre seres humanos e autómatos com aparência humana, e sobre o possível cenário conspirativo dominante no mundo futuro.
Breve consideração sobre a noção de androide, e termos conexos como “robot” e “cyborg”; a importância destas noções tanto na criação artística como no pensamento político e na filosofia moral a partir da segunda metade do século XX: a ponderação sobre as consequências das possibilidades científicas e tecnológicas de “reinvenção da natureza”.
O filme Blade Runner, de Ridley Scott (1982), e a sua elaboração da narrativa literária de Philip K. Dick; a representação da incerteza sobre identidades pessoais num cenário de futuro - a construção de “replicants” e o desígnio paradoxal de os tornar “more human than humans”. Apresentação oral de uma estudante sobre a figuração de existências virtuais em Blade Runner.
Entrega, pelas estudantes, do primeiro ensaio escrito.