Como se faz uma pintura musical?

8 Novembro 2019, 18:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

NOVEMBRO                                   6ª FEIRA                                          15ª Aula

 

8

 

Recebemos em aula o Professor Marcus Mota da Universidade de Brasília que nos veio apresentar uma proposta de interpretação de obra composicional de Kandinsky como inspiração para arte musical.

Uma das suas questões lançava o repto seguinte: Como se faz uma pintura musical?

Foi aliás este o assunto principal da intervenção em aula deste Professor brasileiro que ao longo de três anos compôs 10 partituras para correspondentes Composições de Kandinsky, incluindo aquelas que não resistiram aos bombardeamentos da Segunda Guerra Mundial.

https://www.google.pt/search?dcr=0&ei=hMXKXaOHDJH4U-v7qOAB&q=marcus+mota+audiocenas&oq=marcus+mota+audiocenas&gs_l=psy-ab.12...7479.12766..16998...0.0..0.216.1357.8j4j1......0....1..gws-wiz.......0i22i30j0i19j0i22i30i19j0j0i8i67j33i21j33i160.4o3E4AaRiZg&ved=0ahUKEwij2fHi9OTlAhUR_BQKHes9ChwQ4dUDCAo#spf=1573570047815

 

O acesso a esta consulta poderá ser feito também: marcus mota audiocenas

 

Foi ainda realizada demonstração com pequeno vídeo de arquivo, do tempo da Bauhaus, de como para Kandinsky, e segundo o Professor Marcus Mota, seria possível codificar procedimentos que aproximavam a escrita musical da pintura.

 

https://www.youtube.com/watch?v=g9fJsdQQ34c

Kandinsky drawing 1926

 

Uma segunda questão colocada no decurso da exposição salientou o facto de como se podem relacionar as artes do tempo com as artes do espaço? De certo modo uma possível resposta estaria nas audiocenas do Professor convidado. Mas a questão parece-me muito mais vasta e difícil de responder face à solução apresentada.

 

Foi objectivo do Professor Marcus Mota pôr-nos em contacto com arquivos de vídeo, som e imagens no intuito de nos ajudar a alcançar uma escrita multissensorial. Este aspecto não foi desenvolvido. Talvez a ideia nos possa inspirar futuramente.

 

Foram lançadas algumas perguntas no final da intervenção que foi aberta, próxima e permitiu algum esclarecimento em relação à matéria exposta.

Podemos admitir que nem tudo fica resolvido de uma única assentada. E por vezes mais tarde surgem respostas a questões com as quais vagamente nos debatêramos e deixáramos cair por este ou aquele motivo.

A quem se interesse por música e pintura na sua quase simultaneidade, o trabalho do Professor Marcus Mota pode oferecer caminho.

Disponibilizou o nosso convidado materiais que vos enviei.

 

Leituras recomendadas pelo Professor convidado:

Kandinsky em Performance: Análise de cena do documentário Schaffende Hände (1926), de Hans Cürlis

Marcus Mota (UnB)

 

O QUADRO E A PARTITURA:

A POÉTICA MULTISSENSORIAL SEGUNDO KANDINSKY

Marcus Santos Mota (UnB)

marcusmotaunb@gmail.com

 

Audiocena para Composição VI, de W. Kandinksy:

Processo criativo e resultados

Marcus Mota e Alexandre Rangel