Sumários

Realização do segundo teste de avaliação de conhecimentos com consulta.

20 Dezembro 2019, 18:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Realização do segundo teste de avaliação de conhecimentos com consulta.


Bastidores cénicos e arte multimédia

18 Dezembro 2019, 18:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

DEZEMBRO                                               4ª FEIRA                                          26ª Aula

 

18

 

Acedemos a pequenos filmes de arquivo sobre a preparação de cenas criadas por Oskar Schlemmer anteriores ao Ballet Triádico mas também fundadores dele.

Curioso para nós foi o facto de podermos pela primeira vez visualizar os actores em cena com os seus artefactos. Nas cenas finais os efeitos de luz não permitiam esse reconhecimento. Ocultos no escuro, o que nos era dado ver eram os objectos manipulados.

Seguiu-se novo material para apreciação, desta vez pequenos objectos fílmicos, embora a Bauhaus não tivesse atelier de cinema. Esses objectos recuperavam a estética abstraccionista que víramos com Kandinsky e Kurt Schmidt criando uma visualidade idêntica às cenas em palco, se bem que com uma outra configuração que as técnicas cinematográficas da época permitiam, por exemplo, a construção e desconstrução de séries, o reposicionamento de formas, a criação de velocidade.

 

DVD visionado

Bühne und Tanz | Stage and Dance – Oskar Schlemmer, Edition Bauhaus, 15 min. Objectos fílmicos de arquivo, 2014.

DVD visionado

Medien-Kunst, Edition Bauhaus, exemplificação: Werner Graeff, Hans Richter, Viking Eggeling, Heinrich Brocksieper, Kurt Kranz e Kurt Schwerdtfeger, 2009, 76 min.


Perguntar e responder com o corpo

13 Dezembro 2019, 18:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

DEZEMBRO                                               6ª FEIRA                                          25ª Aula

 

 

13

 

Segunda aula sobre a ideia de corpo como oráculo dada pelas coreógrafas e bailarinas Sara Anjo e Teresa Silva

Leitura das 3 cartas da aula anterior como partituras para a criação de uma prática física ou exercício. Realização do exercício, dando atenção ao corpo e à experiência que está a ocorrer. Elaboração de uma carta, através do desenho, que possa resumir a experiência do exercício. Elaboração de um mapa com as cartas dos alunos, privilegiando a relação entre as cartas e a sua espacialização. No mapeamento, cada aluno atribuiu um nome à sua carta. Perante o mapa, é proposto um exercício de co-imaginação, no qual co-imagina-se um espectáculo. As cartas servem de inspiração e suporte para o exercício e cada aluno vai acrescentando informação à vez. Partindo do mesmo princípio, cria-se em conjunto uma pergunta que o espectáculo imaginado sugere. Como conclusão é proposto um tempo de reflexão e feedback sobre as aulas.


O corpo como um oráculo

11 Dezembro 2019, 18:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

DEZEMBRO                                    4ª FEIRA                                           24ª Aula

 

 

11

 

Introdução ao projecto em desenvolvimento pelas coreógrafas e bailarinas Sara Anjo e Teresa Silva, intitulado Oráculo. Exercício de elaboração de perguntas ao teatro, ao mundo, a si próprio e ao oráculo. Leitura das perguntas. Discussão sobre o que é um oráculo, nomeadamente no contexto deste projecto: o corpo como oráculo, oráculo como criação de possibilidades e perspectivas sobre a realidade. Exercício de leitura de cartas - criadas no contexto deste projecto artístico - como resposta ou perspectiva sobre as perguntas colocadas pelos alunos.


vaziopleno - mapa conceptual prático

6 Dezembro 2019, 18:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

DEZEMBRO                                               6ª FEIRA                                          23ª Aula

 

 

6

Sumário:

Sessão prática para abordagem a algumas das inquietações e interrogações apresentadas no mapa conceptual, ainda em esboço, apresentado na sessão anterior. O processo de pesquisa de movimento contou com a generosa participação dos alunos, na exploração de materiais a integrar na peça vaziopleno.

 

- Verticalidade.

- Small dance: forças de manutenção do equilíbrio, num movimento contínuo.

                Ampliação dos movimentos micro.

                O movimento que se torna perceptível no exterior.

 

- Ir e voltar no balanço constante: pensamentos que se reformulam a cada instante.

                Um vaivém na construção de um gesto hesitante.

                Avançar. Progredir no espaço, na direcção do vazio.

                Encontrar um outro corpo.

 

- Caminhar pelo espaço.

                Eu no espaço com a imagem do homem de vitrúvio

                Eu no espaço, a cruzar tantos outros Eus.

 

- Observação do corpo do outro: dos pés, cada grande grupo articular, até chegar ao rosto para repousar no olhar do Outro.

                Quem é o Outro

                Quem sou eu, na relação com o outro eu

 

- Tocar - abraçar - acolher o Outro.

 

- Pequenas transferências de peso.

                O espaço entre duas pessoas.

                Diagonal na exploração de transferências de peso

 

- Ocupar os espaços vazios do corpo do Outro.

                Formas escultóricas que revelam a passagem e a ausência do Outro.

                Corpo ausente.

 

Nesta última fase da exploração, referência à obra "One minute sculptures" de Erwin Wurm. Patente ao público no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado em 2005.

 

Volto a sugerir a visualização do filme "Lá Jetée", de Chris Marker._

Mário Afonso