Primeiros passos já com destino

25 Setembro 2019, 18:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

 

Encontrámos uma boa solução para tornar viável o acesso à obra de contexto para o período de vigência da Escola Bauhaus entre 1919-1933. Pareceu-nos que não haveria qualquer problema em que a leitura fosse feita em inglês.

Recorreremos à colaboração de todos para que tenhamos acesso aos capítulos e subcapítulos mais importantes relacionados com o nosso programa. O Nuno Gouveia disponibilizou-se para que tivessem acesso às aulas de Paul Klee e de Wassily Kandinsky. Esse será o primeiro mergulho específico na obra recomendada, o que não invalida que sejam feitas leituras de enquadramento em função dos vossos interesses mais particulares.

 

Tomámos a iniciativa de assistir a um outro filme de natureza documental, dedicado a esta Escola de Artes e Ofícios e intitulado Vom Bauen der Zukunft – 100 Jahre Bauhaus (Da construção do futuro – 100 anos da Bauhaus). O filme ainda está em visionamento. Procuraremos estabelecer paralelo de ideias com o anterior filme visionado, considerando a materialidade dos correspondentes propósitos. A partir deste dois objectos de trabalho poderemos interrogar a época, a noção programática que fundamentou a Escola e a sua evolução ao longo da existência da mesma e das respectivas extensões por todo o mundo, em particular, nos EUA.

Formularemos perguntas que inspiradas nos dois filmes documentais possam ajudar-nos a compreender o fenómeno Bauhaus.

 

Já estamos a traçar, com as sugestões de leitura retiradas do livro de Magdalena Droste, um novo percurso directamente conducente ao trabalho artístico realizado em aula por Wassily Kandinsky e Paul Klee, durante o período em que ensinaram na Bauhaus (Weimar, Dessau). No caso do primeiro artista poderemos acompanhar a realização de uma Composição para Palco (1928), encenada e cenografada por ele com música de Modest Mussorgsky. Trata-se da obra Quadros de uma Exposição. No que diz respeito a Paul Klee, escolheremos a seu tempo outras opções.

Todo este percurso requer tempo e paciência. Precisaremos de ler alguma fundamentação teórica que estabeleça com clareza a relação entre cores e formas, movimento, dinâmica e, sobretudo a criação de pontos de vista inabituais.

 

Leitura recomendada

DROSTE, Magdalena 2019. Bauhaus – A hundred years of Bauhaus, updated edition, Berlin: Bauhaus Archiv, pp. 130-149 e pp. 298-303.

 

Filme em visionamento

BOLBRINKER,  Niels, TIELSCH, Thomas (s. d.), Vom Bauen der Zukunft – 100 Jahre Bauhaus (Da construção do futuro – 100 anos da Bauhaus), 90 min., arte edition.