Do ritual pagão à descoberta de corpos renovadores
6 Novembro 2018, 16:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
Transição para o séc. XX, breve contextualização de uma época em transformação, e a mudança de paradigma na arte de dançar. O processo de construção de L’aprés midi d’un faune, de Nijinsky, uma nova abordagem à criação coreográfica, que introduz o minimalismo na dança, por via da descoberta de outras possibilidades para o corpo na sua articulação com o espaço relativamente ao ballet clássico.
29 de Maio de 1913, A Sagração da Primavera como expressão de uma aproximação à Terra a celebrar.
Millicent Hodson & Kenneth Archer, na reconstituição coreográfica para o Jeffrey Ballet, em 1987.
Visionamento de coreografia.
Discussão sobre o envolvimento da dança na representação de um pensamento político.
Visionamento aconselhado:
O primeiro destes vídeos, intitulado Riot at the Rite foi produzido pela BBC, em 2012, como reconstrução da coreografia de Nijinsky, integrando os bastidores pessoais, artísticos e sociológicos dos seus protagonistas.
https://www.youtube.com/watch?v=JcZ7lfdhVQw
O segundo destes vídeos recupera o testemunho de Igor Stravinsky na década de sessenta, durante uma entrevista sobre a composição de Sagração da Primavera.
https://www.youtube.com/watch?v=3vwq1AyYGzo