Têxteis e Performance - descobrir o pano na arte cénica
25 Outubro 2018, 16:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
OUTUBRO 5ª FEIRA 11ª Aula
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A nossa convidada Ângela Orbay ocupou-se da apresentação e exemplificação do significado de têxteis coreológicos, da sua materialidade e do seu movimento através do desenho coreográfico dos tecidos.
A Sagração da Primavera na versão de Pina Bausch foi um entre outros exemplos a considerar
O termo coreologia está associado ao acto de registar como notação uma coreografia dando-lhe a forma de uma partitura. Esta ciência e técnica são pedida de empréstimo à música.
A coreologia do ponto de vista dos têxteis imprime nestes um conhecimento específico que eles transportam a partir das suas características elementares. O têxtil coreológico é um material com potencialidades artísticas.
Nome da unidade curricular - Teoria e Estética das Artes do Espetáculo
Teoria e estética do teatro
Ciclo de estudos/ Duração Licenciatura Artes do Espetáculo - 2 horas
Docente Responsável Anabela Mendes/ Ângela Orbay
Têxteis nas artes performativas
Parte 1
Introdução
Têxteis coreológicos, propriedade dos têxteis na criação e produção coreográfica, apresentação do documento.
1-Funcionalidades e Propriedades;
-Contacto com materiais, recolha e identificação de amostras de tecido;
-Organização por características físicas dos materiais;
Elasticidade, resiliência, transparência, peso, cor e textura.
2-Mensagem e significado
- Matéria têxtil e a informação que carrega, e as mensagens que pode gerar em experimentos visuais/ tácteis;
- Experiência subjetiva com os materiais;
As sensações, as percepções, o movimento e o simbolismo.
3- Reflexão e debate
Em “Le sacre du printemps” de Pina Bausch (imagens enviadas) encontramos uma peça de voile vermelha que prediz um tema central. Como um material ou método esta peça funcionará como uma aplicação simbólica para o desenrolar da narrativa.