Teoria e Estética das Artes do Espectáculo

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

2021/22

Docente: Rui Pina Coelho

 

Calendarização dos trabalhos:

 

 

Data

Sumário

Leituras

Semana 1

14 Set.

Apresentação do programa e da bibliografia. Organização do trabalho e formas de avaliação.

 

 

 

 

17 Out.

Apresentação, definição e contextualização histórica do conceito “Teatralidade”.

 

 

Pavis, Patrice (1996). s.v. “Teatralidade”, in Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, pp. 371-374.

 

Travis, Tracy C. & Postlewait (Ed.) (2003). Theatricality. Cambridge: Cambridge University Press.

 

Semana 2

21 Set.

Apresentação, definição e contextualização histórica do conceito “Teatralidade”.

 

 

Féral, Josette (2011). “La Théâtralité : À la recherche de la spécificité du langage théâtral”, in Théorie et Pratique du Théâtre : Au-delà des limites. Montpellier: Éditions L’Entretemps, pp. 81-106. [1995]

 

Fischer-Lichte, Erika (1995). “Theatricality: A Key Concept in Theatre and Cultural Studies”, Theatre Research International, Summer, vol. 20, pp. 185-190.

 

24 Set.

Uma essencialidade trans-histórica à noção de teatralidade: o conceito de “mimesis” e a ideia latina de “theatrum mundi”.

 

 

 

Semana 3

28 Set.

Uma essencialidade trans-histórica à noção de teatralidade: o conceito de “mimesis. Realismo e Naturalismo. Noção de mimesis em Aristóteles e Platão, Diderot e Brecht, Stanislavski e Artaud, Antoine e Evreinov.

“El Naturalismo en el teatro”, Zola.

 

“O carácter popular da arte realista”, Brecht

 

01 Out.

Uma essencialidade trans-histórica à noção de teatralidade: a ideia latina de “theatrum mundi”. Leitura comentada de As You Like it (1599) de William Shakespeare; El Gran Teatro del Mundo (c.1634), de Pedro Calderón de La Barca; L’Illusion Comique (1635) de Pierre Corneille.

 

Semana 4

08 Out.

Teatralidade e os movimentos modernistas do início do século XX: “teatralidade” e “literariedade” (“literaturnost”).

 

 

Semana 5

12 Out.

Teatralidade e a Re-teatralização do teatro (Georg Fuchs, Gordon Craig, Vsevolod Meierhold, Max Hermann).

 

“A reconstrução do teatro”, Meyerhold.

 

15 Out.

Teatralidade e a Re-teatralização do teatro (Georg Fuchs, Gordon Craig, Vsevolod Meierhold, Max Hermann).

 

“Da Arte do Teatro: Primeiro diálogo entre um profissional e um amador de teatro”, Gordon Craig.

 

Semana 6

19 Out.

A invenção da teatralidade e a encenação: “o teatro menos o texto”: (Roland Barthes, Bernard Dort, Denis Guénoun, Jean-Pierre Sarrazac).

 

Barthes, Roland (2002). « Le Théâtre de Baudelaire », Écrits sur le Théâtre. Textes réunis et présentés par Jean Loup Rivière. Paris : Éditions du Seuil, pp. 122-129. [1954]

 

22 Out.

A invenção da teatralidade e a encenação: “o teatro menos o texto”: (Roland Barthes, Bernard Dort, Denis Guénoun, Jean-Pierre Sarrazac).

 

Dort, Bernard (1998). La représentation émancipée, col. Le Temps du théâtre. Arles : Actes Sud.

Semana 7

26 Out.

A invenção da teatralidade e a encenação: “o teatro menos o texto”: (Roland Barthes, Bernard Dort, Denis Guénoun, Jean-Pierre Sarrazac).

Guénoun, Denis (1998). L’exibition des Mots. Paris : Editions de l'Aube.

 

Sarrazac, Jean-Pierre (2000). “L’Invention de la Théâtralité”, in Critique du Théâtre : de l’utopie au désenchantement. Paris: Circé.

 

29 Out.

A invenção da teatralidade e a encenação: “o teatro menos o texto”: (Roland Barthes, Bernard Dort, Denis Guénoun, Jean-Pierre Sarrazac).

 

Sarrazac, Jean-Pierre (2000). “L’Invention de la Théâtralité”, in Critique du Théâtre : de l’utopie au désenchantement. Paris: Circé.

Semana 8

02 Nov.

Visionamento de Einstein on the Beach, de Bob Wilson. Discussão.

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=wZf34B8SImo

 

05 Nov.

Visionamento de Insulto ao Público, de Peter Hankde.

 

https://www.youtube.com/watch?v=1iq-rpEMHNc

Semana 9

09 Nov.

Visionamento de Play, de Samuel Beckett.

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=s2QJ0FYE3pw

 

12 Nov.

Visionamento de “Sur le concept du visage du fils de Dieu”, Romeo Castelluci.

 

 

 

Semana 10

16 Nov.

O preconceito anti-teatral (Jonas Barish, Martin Puchner) e o teatro de Gertrude Stein, Maurice Maeterlinck, Samuel Beckett e Peter Handke.

 

Jonas Barish, The Antitheatrical Prejudice, 1981

 

19 Nov.

O preconceito anti-teatral (Jonas Barish, Martin Puchner) e o teatro de Gertrude Stein, Maurice Maeterlinck, Samuel Beckett e Peter Handke.

 

Martin Puchner, Stage Fright: Modernism, Anti-Theatricality and Drama, 2002.

Semana 11

23 Nov.

Teste de Avaliação Escrita.

 

 

 

 

 

26 Nov.

Teatralidade vs. Performatividade. A discussão no seio dos estudos de teatro e de performance.

 

 

 

Semana 12

30 Nov.

 

Teatralidade vs. Performatividade. A discussão no seio dos estudos de teatro e de performance.

 

Carlson, Marvin (2002). “The Resistance to Theatricality”, SubStance, Vol. 31, No. 2/3, Issue 98/99: Special Issue: Theatricality, pp. 238-250.

 

03 Dez.

 

 

Teatralidade vs. Performatividade. A discussão no seio dos estudos de teatro e de performance.

 

 

Reinelt, Janelle (2002). “The Politics of Discourse: Performativity meets Theatricality”, Substance, Vol. 31, No. 2/3, Issue 98/99: Special Issue: Theatricality, pp. 201-215.

Semana 13

07 Dez.

Teatralidade vs. Performatividade. A discussão no seio dos estudos de teatro e de performance.

 

Féral, Josette (2011). “La Théâtralité : À la recherche de la spécificité du langage théâtral”, in Théorie et Pratique du Théâtre : Au-delà des limites. Montpellier: Éditions L’Entretemps, pp. 81-106. [1995]

 

Fischer-Lichte, Erika (1995). “Theatricality: A Key Concept in Theatre and Cultural Studies”, Theatre Research International, Summer, vol. 20, pp. 185-190.

 

10 Dez.

 

Debate sobre os temas e conceitos levantados ao longo do semestre.

 

 

 

Semana 14

14 Dez.

 

Conclusão dos trabalhos. Entrega dos trabalhos escritos.

 

 

 

 

 

17 Dez.

Balanço do semestre.