1.Nome da unidade curricular

Teoria e Estética das Artes do Espectáculo

 

2.Ciclo de estudos

 

3.Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo)

Rui Manuel Pina Coelho (4 horas/semana)

 

4.Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular

---

 

5.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

­    Saber identificar e perspectivar historicamente as diversas teorias e estéticas das artes performativas, em diálogo com a história do teatro e da performance ao longo do século XX e XXI.

­    Relacionar os textos seleccionados para leitura e análise com a discussão teórica aplicada.

­    Contextualizar e relacionar os diferentes discursos críticos e teóricos seleccionados.

­    Aprofundar a crítica e a discussão sobre a teoria e a estética das artes performativas na contemporaneidade, tendo em conta o conceito congregador de teatralidade.

­    Produzir um discurso articulado sobre a prática e crítica das artes performativas, tendo em conta o seu contexto histórico, discurso cultural, estética, estilo e forma.

 

5.Learning outcomes of the curricular unit

­    To identify in chronological sequence the key theory and aesthetics of performing arts, relating them to the key moments in the history of theatre and performance in the Western World, in 20 and 21st centuries.

­    To relate the selected essays for reading and discussing with the theoretical framework.

­    To contextualize and to relate the several selected critical and theoretical perspectives.

­    To deepen the discussion on the theory and aesthetics in contemporary performing arts, focusing on the notion of theatricality

­    To produce an articulated discourse on the practice and critique of performing arts, considering its historical context, culture, aesthetics, style, and form.

 

6.Conteúdos programáticos

I. Apresentação, definição e contextualização histórica do conceito “Teatralidade”.

II. Uma essencialidade trans-histórica à noção de teatralidade: o conceito de “mimesis” e a ideia latina de “theatrum mundi”.

III. Teatralidade e os movimentos modernistas do início do século XX: “teatralidade” e “literariedade” (“literaturnost”).

IV. Teatralidade e a Re-teatralização do teatro (Georg Fuchs, Gordon Craig, Vsevolod Meierhold, Max Hermann).

V. A invenção da teatralidade e a encenação: “o teatro menos o texto”: (Roland Barthes, Bernard Dort, Denis Guénoun, Jean-Pierre Sarrazac).

VI. O preconceito anti-teatral (Jonas Barish, Martin Puchner) e o teatro de Gertrude Stein, Maurice Maeterlinck, Samuel Beckett e Peter Handke.

VII. Teatralidade vs. Performatividade. A discussão no seio dos estudos de teatro e de performance.

 

6.Syllabus

I. Presentation, definition, and historical contextualization of the concept “Theatricality”.

II. A transhistorical essentiality to the notion of theatricality: the concept of “mimesis” and the Latin idea of ​​“theatrum mundi”.

III. Theatricality and the modernist movements of the early 20th century: “theatricality” and “literarity” (“literaturnost”).

IV. Theatricality and the Re-theatricalization of theatre (Georg Fuchs, Gordon Craig, Vsevolod Meierhold, Max Hermann).

V. The invention of theatricality and mise-en-scène: “the theatre minus the text”: (Roland Barthes, Bernard Dort, Denis Guénoun, Jean-Pierre Sarrazac).

VI. The anti-theatrical prejudice (Jonas Barish, Martin Puchner) and the theatre of Gertrude Stein, Maurice Maeterlinck, Samuel Beckett, and Peter Handke.

VII. Theatricality vs. Performativity. The Discussion within theatre and performance studies.

 

7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

O conceito de teatralidade é frequentemente desmerecido como algo vago, movediço, confuso, de traços desbotados e de significado epistemológico pouco claro. Sendo impossível aprisioná-lo uma definição única, acaba por remeter, entropicamente, para a própria definição – também ela sempre insuficiente, imprecisa e contingente – de teatro. Contudo, a partir das últimas décadas do século vinte tem-se configurado como um termo central quer para os estudos de teatro e de performance, quer para os estudos culturais em geral, revelando, simultaneamente, uma vontade em voltar a discutir a singularidade e a especificidade da arte teatral, e uma propensão para a teorização que acompanha muitas das disciplinas em ciências sociais e humanas na segunda metade do século vinte e vinte e um.

 

7.Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives

The concept of theatricality is often dismissed as something vague, shifting, confused, with faded features and unclear epistemological meaning. Since it is impossible to imprison it in a single definition, it ends up referring, entropically, to the very definition – also always insufficient, imprecise, and contingent – ​​of theatre. However, from the last decades of the twentieth century it has become a central term both for theatre and performance studies and for cultural studies in general, revealing, simultaneously, a willingness to return to discussing the singularity and the specificity of theatrical art, and a penchant for theorizing that accompanies many of the disciplines in the social sciences and humanities in the second half of the twenty and twenty-first century.

 

8.Metodologias de ensino (avaliação incluída)

A metodologia de ensino nesta UC prevê uma articulação entre uma componente teórica leccionada em aulas expositivas dos conteúdos programáticos escolhidos, e uma componente aplicada, essencialmente constituída por aulas de debate e discussão dos textos estudados. A realização de um trabalho escrito ao longo do semestre permitirá uma melhor maturação dos conteúdos programáticos e a criação de uma rotina de trabalho assente na leitura, discussão, escrita, rescrita e avaliação. Avaliação contínua: assiduidade, participação activa nas aulas (leitura, reflexão e debate de textos fundamentais para a área disciplinar) (10%). Um teste de avaliação escrita, presencial e individual (50%). Elaboração de um trabalho escrito sobre um dos tópicos do programa (40%). Sempre que o interesse e a pertinência o justifiquem, as aulas serão complementadas com a assistência a espectáculos de teatro ou de outras artes performativas, bem como com idas pontuais a outros eventos relacionados com o presente programa (colóquios, palestras, encontros, etc.).

 

8.Teaching methodologies (including evaluation)

The teaching method articulates a theoretical component lectured in expositional lessons and an applied component, essentially constituted by debating and discussing sessions. The writing of an essay throughout the semester permits a better adjustment of an individual discourse to the full understanding of the contents discussed, as well as a bigger autonomy of the student and the creation of a work routine based on reading, discussing, writing, re-writing and evaluating.

Continuous assessment: assiduity, active participation in classes (reading, reflecting and debating on fundamental texts for the UC) (10%). One individual written test (50%) and an essay (max. 5 pp) on a topic comprehended in the syllabus (40%). Every time interest and pertinence justify it, classes will be complemented with theatre performances, exhibitions, seminars, congresses, etc.

 

9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino deste programa de leccionação privilegiam a autonomia crítica do aluno. Ainda que os conteúdos sejam introduzidos por uma exposição e argumentação, a leitura, análise e debate dos textos seleccionados privilegiará o estabelecimento de relações, quer entre os diferentes textos, quer com outros textos ou obras de arte. A exploração dos materiais seleccionados visa possibilitar a aplicação das questões teóricas e estéticas, contextualizando e relacionando os conteúdos. O discurso crítico produzido por cada aluno no ensaio escrito – individual, autónomo e autoral – poderá ser enriquecido com a discussão inter-pares e pela escrita monitorizada, propiciando o aprofundamento e a espessura das análises.

 

9.Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes

The teaching methodologies on this curricular unit focus primarily on the student’s critical autonomy. Even if the contents will be introduced by expositive and argumentative sessions, the readings, analysis and debates of the selected texts will privilege the establishment of productive connections between these texts and other artistic accomplishments. The study of the selected materials aims to the focus on theoretical and aesthetical questions, contextualizing and relating the contents. The critical discourse that each student will produce on his/her critical essay – individual, autonomous and authorial – can be enriched by peer-to-peer discussions and monitored writing, providing the context to a more profound analysis.

 

10.Bibliografia

ALLAIN, Paul & HARVIE, Jen, The Routledge Companion to Theatre and Performance. New York & London: Routledge, 2006.

ARTAUD, Antonin, O Teatro e o seu Duplo. Trad. Teixeira Coelho. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

AUSLANDER, Phillip, Theory for Performance Studies: A Student’s Guide. New York & London: Routledge, 2008.

BALME, Christopher, The Cambridge Introduction to Theatre Studies. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.

Barthes, Roland (2002). « Le Théâtre de Baudelaire », Écrits sur le Théâtre. Textes réunis et présentés par Jean Loup Rivière. Paris : Éditions du Seuil, pp. 122-129. [1954]

BORIE, Monique et al., Estética Teatral: Textos de Platão a Brecht. Trad. Helena Barbas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996 (1982).

BRECHT, Bertolt, Estudos sobre Teatro: Para uma arte dramática não-aristotélica. Trad. Fiama Hasse Pais Brandão. Lisboa: Portugália Editora, [1964].

BROOK, Peter, O espaço vazio. Trad. Rui Lopes. Lisboa: Orfeu Negro, 2008 (1968), pp. 40-45.

Carlson, Marvin (2002). “The Resistance to Theatricality”, SubStance, Vol. 31, No. 2/3, Issue 98/99: Special Issue: Theatricality, pp. 238-250.

CARLSON, Marvin, Teorias do Teatro - Estudo Histórico-crítico dos gregos à actualidade. São Paulo: UNESP, 1997.

CRAIG, Gordon, Da arte do teatro, trad. Redondo Júnior. Lisboa: Arcádia, [1960].

Dort, Bernard (1998). La représentation émancipée, col. Le Temps du théâtre. Arles : Actes Sud.

Féral, Josette (2011). “La Théâtralité : À la recherche de la spécificité du langage théâtral”, in Théorie et Pratique du Théâtre : Au-delà des limites. Montpellier: Éditions L’Entretemps, pp. 81-106. [1995]

Fischer-Lichte, Erika (1995). “Theatricality: A Key Concept in Theatre and Cultural Studies”, Theatre Research International, Summer, vol. 20, pp. 185-190.

FISCHER-LICHTE, Erika, History of European Drama and Theatre. London and New York: Routledge, 2002.

FISCHER-LICHTE, Erika, The Transformative Power of Performance. Translated by Saskya Iris Jain. London and New York: Routledge. 2008.

FORTIER, Mark, Theory/Theatre: An Introduction. New York & London: Routledge, 2002 (1997).

Gouhier, Henri (2000). s.v. “Théâtralité”, in Dictionnaire du Théâtre. 2ème Edition. Encyclopaedia Universalis. Paris : Albin Michel, pp. 758-764.

Guénoun, Denis (1998). L’exibition des Mots. Paris : Editions de l'Aube.

Jolly, Geneviève & Plana, Muriel (2010). s.v. “Théâtralité”, in Lexique du drame moderne et contemporain (Dir. Jean-Pierre Sarrazac). Paris: Circé.

KRASNER, David, Theatre in Theory (1900-2000): An Anthology. Malden: Blackwell, 2008.

LEHMANN, Hans-Thies, Postdramatic Theatre. London & New York, 2006.

Meyerhold Vsévolod (1963), Le Théâtre théâtral. Trad. du russe et préfacé par Nina Gourfinkel. Collection Pratique du Théâtre. Paris : Gallimard.

Pavis, Patrice (1996). s.v. “Teatralidade”, in Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, pp. 371-374.

PICKERING, Kenneth, Key Concepts in Drama and Performance. Houndmills, Basingstoke, Hampshire: Palgrave, 2005.

Reinelt, Janelle (2002). “The Politics of Discourse: Performativity meets Theatricality”, Substance, Vol. 31, No. 2/3, Issue 98/99: Special Issue: Theatricality, pp. 201-215.

REINELT, Janelle G. & ROACH, Joseph R., Critical Theory and Performance. Revised and Enlarged Edition. Ann Harbor: The University of Michigan Press, 2007.

Sarrazac, Jean-Pierre (2000). “L’Invention de la Théâtralité”, in Critique du Théâtre : de l’utopie au désenchantement. Paris: Circé.

Sauter, Willmar (2000). The Theatrical Event. Dynamics of Performance and Perception. Iowa City: University of Iowa Press.

SOUILLER, Didier et al., Études Théâtrales. Paris : Presses Universitaires de France, 2005.

Travis, Tracy C. & Postlewait (Ed.) (2003). Theatricality. Cambridge: Cambridge University Press.

ZARRILLI, Phillip B. et al., Theatre Histories – an Introduction. London and New York: Routledge, 2006.

ZOLA, Émile, El Naturalismo en el Teatro. Trad, intro. y notas Rosa de Diego. Serie: Debate n.16. Madrid: Publicaciones de la Asociación de Directores de Escena de España, 2011.