Sumários
Conclusão do estudo da poesia szymborskiana
19 Novembro 2024, 15:30 • Ricardo Gil Soeiro
Conclusão do estudo da poesia szymborskiana. Caracterização dos traços distintivos que singularizam a dicção poética da escritora polaca (a intimidade/a reticência); a encenação de uma poética pós-humanista. Análise do poema "Excesso", "Gente na Ponte", "Salmo" e "Feira dos Milagres".
Início do estudo da poesia szymborskiana
12 Novembro 2024, 15:30 • Ricardo Gil Soeiro
Início do estudo da poesia de W. Szymborska. Parte I: Realização de exercício prático: trabalho de grupo (2 alunos). Parte II: Sistematização dos principais tópicos da poesia szymborskiana. Principais temas explorados, principais traços estilísticos, enquadramento da poesia szymborskiana. Análise do poema "Possibilidades", "Sobre a Morte, Sem Exagero"; "Discurso na Secção dos Perdidos e Achados" e "Alguns Gostam de Poesia".
Visionamento do documentário Life Is Bearable at Times... (2010), dir. Katarzyna Kolenda-Zaleska
5 Novembro 2024, 15:30 • Ricardo Gil Soeiro
Visionamento do documentário Life Is Bearable at Times... (2010), dir. Katarzyna Kolenda-Zaleska. Foi facultado aos estudantes um resumo analítico aos estudantes, documento contemplando os principais tópicos decorrentes do documentário, que será útil na próxima sessão (12/11/2024), aquando da realização do Exercício Prático - Trabalho de Grupos. A presente sessão terminou um pouco mais cedo do que o habitual (18.30), já que o docente teve de se deslocar à Sala de Audiências da Torre do Tombo para a Entrega dos Prémios PEN Clube Português 2024.
Conclusão do enquadramento conceptual do pós-humanismo crítico
29 Outubro 2024, 15:30 • Ricardo Gil Soeiro
Conclusão do enquadramento conceptual do pós-humanismo crítico – sistematização dos principais tópicos relativos aos seguintes textos seminais em torno do pós-humanismo crítico: “Posthumanism: Life Beyond the Self”, The Posthuman, de Rosi Braidotti (2013), pp. 13-54; "Revisitando o Humano: Humanismos Críticos”, de Pramod Nayar, in: R. G. Soeiro/Lígia Bernardino/Marinela Freitas (eds.), Pós-humano. Que Futuro? Antologia de Textos Teóricos, V. N. Famalicão, Húmus, 2020, pp. 157-206. Preparação para a próxima fase do Seminário: estudo de objectos artísticos (literatura, cinema, artes plásticas e performativas).
Introdução ao estudo da obra "The Posthuman" (2013), de Rosi Braidotti
22 Outubro 2024, 15:30 • Ricardo Gil Soeiro
Introdução ao estudo da obra The Posthuman (2013), de Rosi Braidotti. Exploração do conceito de materialismo vitalista, enquanto tentativa de distanciamento das principais formas de transcendentalismo do discurso humanista por via de uma imanência radical. Debate sobre a influência da filosofia spinozista no pensamento braidottiano, mais precisamente no que toca à proposição segundo a qual cada coisa existente é uma modulação de uma energia cósmica bruta – a substância – que marca a produção de sociedades, civilizações e seus sujeitos: “a substância é una, conduzida por um desejo de autoexpressão e ontologicamente livre” (Braidotti, 2013, p. 56. Inscrita na ideia de universo monista, esta percepção estabelece que o mundo e os humanos não são entidades dualísticas estruturadas de acordo com princípios de oposição interna ou externa. Estamos, pois, perante uma formulação que constitui uma recusa explícita da dicotomia corpo-mente popularizada por Descartes. Realização de exercício prático sobre a obra de Braidotti (Moodle).