Sumários
Visionamento do filme The Congress (2013), de Ari Folman
15 Outubro 2024, 15:30 • Ricardo Gil Soeiro
Representações Pós-Humanas: o corpo e a mente, a digitalização da imagem do humano. O enredo surrealista como uma das ferramentas para problematizar o futuro do cinema. Explicação aos estudantes do trabalho a realizar no Fórum de Discussão da UC: Crítica/apreciação/comentário dos alunos ao filme "The Congress" (2013), de Ari Folman [máx. 550-800 palavras] Prazo: 29/10/2024.
Teorias Pós-Humanas e Estudos Literários
8 Outubro 2024, 15:30 • Ricardo Gil Soeiro
Início do estudo do ensaio: Ângela Fernandes (2007), “Teorias pós-humanas e estudos literários”, in: Tecnologia e Sociedade. Tecnologia, Humano e Pós-Humano, editado por Horácio Peixoto Araújo; Luísa Leal de Faria, Lisboa, Universidade Católica Editora, pp. 85-94.
Continuação da explicitação do enquadramento conceptual em torno do pós-humanismo crítico
1 Outubro 2024, 15:30 • Ricardo Gil Soeiro
Continuação da explicitação do enquadramento conceptual em torno do pós-humanismo crítico. Análise de um excerto da obra “Acerca da Verdade e da Mentira em Sentido Extramoral”, de F. Nietzsche (1873). Edição utilizada F. Nietzsche (1997), O Nascimento da Tragédia/Acerca da Verdade e da Mentira, Lisboa, Relógio D’Água, p. 215. Análise do fragmento 115 da obra A Gaia Ciência: “Os quatro erros da humanidade”. Leitura de uma fábula pós-moderna, texto inspirado em Nietzsche. Referência: Jean-François Lyotard (1993), “Une fable postmoderne”, Moralités Postmodernes, Paris, Galilée, p. 94. O episódio da mosca varejeira: análise do excerto “Passaram meses sobre o último que escrevi”, Livro do Desassossego, F. Pessoa. Bibliografia complementar: Victor K. Mendes, “Animais, plantas e a crítica do antropocentrismo no Livro do desassossego, de Fernando Pessoa”, in: Revista Estranhar Pessoa / N.º 2, out. 2015, pp. 175-205.
Realização de Exercício Prático de Diagnóstico
24 Setembro 2024, 15:30 • Ricardo Gil Soeiro
Questões metodológicas e realização de exercício prático (Moodle) de diagnóstico. Exercício prático I: exercício colectivo sobre algumas das principais categorias relacionadas com o prisma teórico do pós-humanismo crítico (biopoder, antropoceno, especismo, etc.).
Apresentação da Unidade Curricular de Tópicos em Estudos Comparatistas I. Explicitação dos conteúdos programáticos e dos elementos obrigatórios de avaliação (informação sobre os instrumentos de trabalho).
17 Setembro 2024, 15:30 • Ricardo Gil Soeiro
Apresentação da Unidade Curricular de Tópicos em Estudos Comparatistas I. Explicitação dos conteúdos programáticos e dos elementos obrigatórios de avaliação. Informação sobre os instrumentos de trabalho, nomeadamente: plataforma digital Moodle-Tópicos em Estudos Comparatistas I; Antologia da UC de Tópicos em Estudos Comparatistas I e materiais vários de apoio a facultar pelo docente ao longo das sessões. Descrição aos discentes dos principais objectivos da cadeira: a UC de Tópicos em Estudos Comparatistas I visa explorar as ideias básicas e os conceitos operatórios para uma abordagem teórica e crítica da complexidade do paradigma transdisciplinar do pós-humanismo, bem como ecxaminar as principais tipologias do conceito de pós-humanismo e as principais trajectórias epistemológicas no âmbito do estudos pós-humanísticos. Procuraremos, em contexto de seminário (valorizando-se o dinamismo da discussão conjunta sobre diversas matérias sob escrutínio) tematizar o conceito de humanismo (definição, evolução e problematização) e a noção de pós-humano (subjectividades em devir), a partir de estudos de caso (textos literários e filosóficos, filmes e documentários, artes plásticas e performativas). Avaliação: Ensaio Final: 50%; Apresentação oral programada: 25%; Elaboração de recensão sobre material bibliográfico: 15%; Qualidade da participação e envolvimento nas aulas: 10%. Nesta aula inicial foi facultado aos discentes um documento referente à lista bibliográfica da UC em apreço. Alguns dos títulos mais relevantes para o trabalho desenvolvido na cadeira includem: AGAMBEN, Giorgio (2011), O Aberto. O homem e o animal, Lisboa, Edições 70; ALEXANDRE, António Franco (2004), Aracne, Lisboa, Assírio & Alvim; BADMINGTON, Neil (2000), Posthumanism, Basingstoke, Palgrave; BENNETT, Jane (2010), Vibrant Matter: A Polical Ecology of Things, Durham and London, Duke University Press; BORGES, Jorge Luis (1998), “O idioma analítico de John Wilkins”, in: Obras Completas, vol. II, Lisboa, Editorial Teorema, pp. 81-84; BRAIDOTTI, Rosi (2013), The Posthuman, Cambridge, Polity Press; DELEUZE, Gilles/Félix Guattari (1972), L’Anti-Oedipe. Capitalisme et schizophrénie, Paris, Éditions de Minuit; DERRIDA, Jacques (2006), L’animal que donc je suis, Paris, Galilée; GRAHAM, Elaine (2002), Representations of the Post/Human: Monsters, Aliens and Others in Popular Culture, Manchester, MUP; HARAWAY, Donna (1997), Simians, Cyborgs, and Women: The Reinvention of Nature, NY, Routledge; HARAWAY, Donna (2008), When Species Meet, Minneapolis/London, University of Minnesota Press; HAYLES, N. Katherine (1999), How We Became Posthuman: Virtual Bodies in Cybernetics, Literature, and Informatics, Chicago, University of Chicago Press; HERBRECHTER, Stefan (2013), Posthumanism. A Critical Analysis, London/NY, Bloomsbury; LATOUR, Bruno (1993), We Have Never Been Modern, Cambridge, Harvard University Press; NAYAR, Pramod (2014), Posthumanism, Cambridge/Malden, Polity; SOEIRO, R. G./Lígia Bernardino/Marinela Freitas (2020) (eds.), Pós-Humano. Que Futuro? Antologia de Textos Teóricos, V. N. Famalicão; SZYMBORSKA, W. (1998), Paisagem com Grão de Areia, Lisboa, Relógio D’Água; TAVARES, Gonçalo M. (2015 [2004]), A Máquina de Joseph Walser, Alfragide, Caminho; WOLFE, Cary (2009), What is Posthumanism? Minneapolis, UMP. Horário de atendimento (via Zoom ou presencial): terça-feira, 19.00-20.00, Sala do Departamento de Estudos Germanísticos (marcação prévia através do email: ricardogilsoeiro@campus.ul.pt).