Sumários

Texto dramático: texto literário, texto espectacular

5 Outubro 2015, 10:00 Cristina Almeida Ribeiro

Discussão sobre a destrinça entre texto literário e texto espectacular e entre obra dramática e texto dramático, a partir de alguns extractos de artigo de García Barrientos objecto de leitura prévia (cf. leituras recomendadas a 21 de Setembro).


Teatro, texto e espectáculo: primeiras reflexões

1 Outubro 2015, 10:00 Cristina Almeida Ribeiro

O texto dramático entre leitura e encenação. Didascálias e diálogo. A leitura em acção: análise da rubrica inicial e de alguns excertos do Diálogo entre el Amor y un Viejo de Rodrigo Cota; reconhecimento da complementaridade entre didascálias e diálogo; identificação da natureza e do alcance das marcas que, no discurso das personagens, remetem para o espectáculo no horizonte do texto – tom, movimento, gesto, adereço, figurino…


Apresentação: programa, bibliografia, métodos e calendário; elementos e critérios de avaliação.

28 Setembro 2015, 10:00 Cristina Almeida Ribeiro

Tendo presentes o programa e a calendarização facultados aos alunos, foram expostos, em grandes linhas, os conteúdos programáticos e os objectivos, específicos e gerais, da disciplina, bem como a metodologia a seguir ao longo do semestre. A bibliografia básica foi também objecto de rápida apresentação, a que se seguiu chamada de atenção para a qualidade do serviço da Biblioteca da FLUL e para o acesso fácil – mas muitas vezes desconhecido dos leitores – a livros e artigos julgados inacessíveis; particular referência, a título de exemplo, à oferta proporcionada por JSTOR e Project Muse. Houve igualmente lugar a breves considerações acerca de alguns portais institucionais que oferecem materiais interessantes para quem estuda literatura espanhola, como, por exemplo, a BIBLIOTECA VIRTUAL MIGUEL DE CERVANTES (http://www.cervantesvirtual.com), e a uma base de dados bibliográficos de grande utilidade no âmbito dos estudos hispânicos, a DIALNET (http://dialnet.unirioja.es), tendo os alunos sido incentivados a identificar outros recursos, de recorte institucional, disponíveis em linha.

Foram depois dadas algumas indicações sobre a natureza dos trabalhos a fazer pelos alunos no âmbito da cadeira e sobre as datas em que deverão ser realizados, tendo o exercício escrito presencial ficado marcado para o dia 7 de Janeiro, no horário habitual (para mais informações, cf. ficha de unidade curricular e calendarização).

Os alunos foram finalmente informados da password que lhes permitirá o acesso à conta de e-learning da disciplina.


Not Taught.

24 Setembro 2015, 10:00 Cristina Almeida Ribeiro

Não houve aula, devido à participação da docente no XVI Congresso da Associação Hispânica de Literatura Medieval.


Not Taught.

21 Setembro 2015, 10:00 Cristina Almeida Ribeiro

Não houve aula em virtude de a docente se encontrar a participar no XVI Congresso da Associação Hispânica de Literatura Medieval, para o que foi autorizada em devido tempo.

Os alunos inscritos foram contactados nesta mesma data por e-mail e receberam indicações sobre leituras a fazer durante a semana:

Trancón, Santiago
“Los signos y códigos teatrales”, pp.363-378 in Teoría del teatro: bases para el análisis de la obra dramática. Madrid: Fundamentos, 2006.

 García Barrientos, José Luis
“Teatro, drama, texto dramático, obra dramática (un deslinde epistemológico)”. Revista de Literatura, 106, 1991, pp.371-390.
URL: http://digital.csic.es/bitstream/10261/13331/1/20090507085317200.pdf.