Sumários
Estudo de La mandragola, de Machiavelli
7 Dezembro 2017, 10:00 • Maria João Almeida
Contexto sócio-político, cultural e teatral em que operou N. Machiavelli: a Florença republicana e medicea.
La Mandragola: circunstâncias da primeira representação; explicação do título, estrutura, temática, personagens. Análise do “Prologo”: a vis comica como forma de adequação ao “tristo tempo”. Análise de passos dos Actos I e II.
Estudo de La Calandria, de Bibbiena
4 Dezembro 2017, 10:00 • Maria João Almeida
A tradição cómica da novela italiana (o Decameron de Boccaccio como modelo narrativo e linguístico-expressivo) em La calandria . O topos das “beffe” e a exploração cénica dos recursos do “travestimento”. O tratamento da temática amorosa. Análise de passos dos Actos III e IV e V.
Not Taught.
30 Novembro 2017, 10:00 • Maria João Almeida
A docente fez parte de um júri de provas de Doutoramento, com início às 10h.
Estudo de La Calandria, de Bibbiena
27 Novembro 2017, 10:00 • Maria João Almeida
La Calandria: circunstâncias da primeira representação; explicação do título, estrutura, temática, personagens. Análise do “Prologo” e do “Argomento”: sob o signo dos “begli scambiamenti”.
O topos dos gémeos idênticos (inovações face ao modelo plautino). Travestimento e pulsões do Eros. O disfarce como recurso dramático. Análise de passos dos Actos I e II.
Estudo de La Calandria, de Bibbiena
23 Novembro 2017, 10:00 • Maria João Almeida
O nascimento da comédia “regular” na corte renascentista. Breve apontamento sobre a Casssaria, de Ariosto. A comédia “regular” e os seus modelos clássicos e modernos. Contexto sócio-político, cultural e teatral em que operou B. Dovizi Da Bibbiena: a Urbino dos Della Rovere. |