Sumários

Estudo de La mandragola, de Machiavelli

7 Dezembro 2017, 10:00 Maria João Almeida

Contexto sócio-político, cultural e teatral em que operou N. Machiavelli: a Florença republicana e medicea.

La Mandragola: circunstâncias da primeira representação; explicação do título, estrutura, temática, personagens. Análise do “Prologo”: a vis comica como forma de adequação ao “tristo tempo”. Análise de passos dos Actos I e II.


Estudo de La Calandria, de Bibbiena

4 Dezembro 2017, 10:00 Maria João Almeida

A tradição cómica da novela italiana (o Decameron de Boccaccio como modelo narrativo e linguístico-expressivo) em La calandria . O topos das “beffe” e a exploração cénica dos recursos do “travestimento”. O tratamento da temática amorosa. Análise de passos dos Actos III e IV e V.

 


Not Taught.

30 Novembro 2017, 10:00 Maria João Almeida

A docente fez parte de um júri de provas de Doutoramento, com início às 10h.


Estudo de La Calandria, de Bibbiena

27 Novembro 2017, 10:00 Maria João Almeida

La Calandria: circunstâncias da primeira representação; explicação do título, estrutura, temática, personagens. Análise do “Prologo” e do “Argomento”: sob o signo dos “begli scambiamenti”.

topos dos gémeos idênticos (inovações face ao modelo plautino). Travestimento e pulsões do Eros. O disfarce como recurso dramático. Análise de passos dos Actos I e II.


Estudo de La Calandria, de Bibbiena

23 Novembro 2017, 10:00 Maria João Almeida

O nascimento da comédia “regular” na corte renascentista. Breve apontamento sobre a Casssaria, de Ariosto. A comédia “regular” e os seus modelos clássicos e modernos. Contexto sócio-político, cultural e teatral em que operou B. Dovizi Da Bibbiena: a Urbino dos Della Rovere.