Sumários
Exercício escrito
20 Novembro 2017, 10:00 • Maria João Almeida
Realização da 2ª parte do exercício escrito.
Conclusão do estudo de Mistero buffo, de Dario Fo. Panorâmica da civilização teatral renascentista
16 Novembro 2017, 10:00 • Maria João Almeida
Análise do Texto "Bonifazio VIII" de Mistero buffo.
A "invenção" do teatro moderno no Renascimento. Os Humanistas e a redescoberta do teatro clássico. centros de vanguarda de produção do espectáculo teatral. O nascimento da comédia “regular” na corte renascentista. A comédia “regular” e os seus modelos clássicos e modernos. Contexto sócio-político, cultural e teatral em que operou B. Dovizi Da Bibbiena: a Urbino dos Della Rovere.
|
Estudo de Mistero buffo, de Dario Fo
13 Novembro 2017, 10:00 • Maria João Almeida
Caracterização do "grammelot" como linguagem de uso cénico. Visionamento do vídeo "La fame dello zanni" de Mistero buffo. Análise do texto de Fo "Parlare senza parole", in Diario minimo dell'attore, relativo ao "grammelot".
Análise do texto "La resurrezione di Lazzaro" Mistero buffo.
Exercício escrito
9 Novembro 2017, 10:00 • Maria João Almeida
Realização da 1ª parte do exercício escrito.
Revisões. Continuação do estudo de Mistero buffo, de Dario Fo
6 Novembro 2017, 10:00 • Maria João Almeida
Revisões da matéria dada relativa à Commedia dell'Arte como preparação para o exercício escrito.
Visionamento de um vídeo relativo ao espectáculo Mistero buffo gravado em 1991 ("La Resurrezione di Lazzaro").
A concepção da obra teatral de Fo construída entre performance e contexto de enunciação.