Sumários

Balanço final

1 Junho 2018, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Balanço final da cadeira. Apresentação do baralho individual de Nichole Jara.


Prática como Investigação: vocabulários, metodologias e formatos de apresentação

25 Maio 2018, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Conversa sobre mutações importantes em curso na noção de «investigação», seus vocabulários, metodologias e formatos de apresentação, a partir da conferência de Irit Rogoff «Becoming Research: The way we work now» (2017). Insistência na noção recente de «conhecimento como singularidade», «estudo» vs «investigação» (a partir de Agamben, Fred Moten, Stefano Harney) relembrando que a 'Prática como Investigação' se encontra no estado de procura dos seus modos próprios, convidando à afirmação de modos experimentais. A importância pois, de cada um(a) se situar nessa indeterminarão generativa constituindo os seus modos de pesquisa e de expressão, tanto a partir da etapa em que se encontra na sua investigação, como da cuidadosa consideração do enquadramento institucional em que se encontra. Desmontagem dos mapas de ilhas de temas/materiais compostos ao longo do semestre.


Mostra final

18 Maio 2018, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Mostra colectiva do mapa de ilhas e baralhos individuais. Conversa aberta sobre a mostra.


Práticas de leitura e conversação

11 Maio 2018, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Nova etapa de construção do mapa de ilhas (agora em resposta à pergunta "Que ligações mantêm com as outras ilhas?"). Apresentação do baralho individual de Pedro Matos (comentário de Cátia Faísco). Construção de um puzzle textual a partir de excertos do escrito Sobre a tecno-estética: Carta a Jacques Derrida (1992).



Práticas de apresentação oral

4 Maio 2018, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Apresentações dos baralhos individuais: Marineide Silva (comentário de Marina Magalhães), Rita Miranda (comentário de Fabiana Marcadante) e Isabel Menezes (comentário de Hirton Fernandes).