Interesses e gostos musicais na Bauhaus

27 Novembro 2019, 18:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

NOVEMBRO                                   4ª FEIRA                                          20ª Aula

 

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Foi esta aula dada pelo aluno Tiago Ivo Cruz, e a meu pedido, considerando as suas competência no domínio da música erudita mas também em relação ao Jazz. Ambos os géneros foram cultivados em produções da Bauhaus, quer como composições que integravam pequenos espectáculos na área da dança e de objectos em movimento, quer como modo expressivo de celebrar momentos de convívio entre os membros da Bauhaus.

O texto que a seguir se apresenta é da autoria do aluno colaborador. A ele ficámos a dever um adequado enquadramento musical de época, uma exemplificação seleccionada através de partituras que expressavam as tendências da música erudita entre o início do séc. XX e as duas décadas seguintes.

«Apesar da proximidade com compositores e de alguma experimentação amadora por parte dos mestres da Bauhaus, não existia um curso independente de música na escola. No entanto, a música não deixou de estar presente na construção e nos momentos performativos e festivos da escola. O teatro ocupava bastante mais espaço além do palco. Tinha uma função de realização ideológica do pensamento comunitário e festivo da Bauhaus, e isso incluía sempre música, usualmente de forma amadora, pontualmente de forma profissional. 

Para falarmos em termos Bauhaus, por música devemos entender uma dramaturgia do som enquanto performance teatral:  o som, música ou barulho, como um elemento de construção cénica. A combinação de objetos e corpos em movimento com luz, cores, voz, barulho, sons e silêncios. 

Devemos por isso procurar de que forma a música estruturava estas manifestações. Dada a fraca documentação em torno da produção musical na Bauhaus, seja em Weimar ou Dessau, iremos procurar os exemplos possíveis de apresentações na Bauhaus, e criar um quadro de vários exemplos de produção musical de diferentes compositores da época, nomeadamente em torno de Stravinsky, Hindemith, Schoenberg e outros.»