Passagem do geral para o particular

27 Setembro 2019, 18:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

 

Informei os alunos de que a nossa convidada Ângela Orbay foi obrigada a desistir da sua presença em três aulas que iria dedicar à área de têxteis e performance, por razões de promoção no seu estudo pósgraduado. A artista partirá em breve para Amsterdão para aí realizar mestrado.

Estou já a fazer revisão do programa e assim que tiver dados mais concretos darei disso conta aos alunos.

 

Concluímos o visionamento de DVD anteriormente iniciado, dedicado a uma perspectiva de recepção contemporânea e futura do legado da Bauhaus. Sugeri entretanto aos alunos que recuperassem o que viram de Vom Bauen der Zukunft – 100 Jahre Bauhaus (Da construção do futuro – 100 anos de Bauhaus) e estabelecessem com o dvd anterior uma relação de sistematização numa organizada tabela de semelhanças e diferenças para discussão na próxima aula.

Encerraremos para já o “mergulho arquitectónico” embora tenhamos consciência da sua evidência em todo o projecto da Bauhaus. Muitos dos requisitos teórico-práticos avançados na área arquitectónica encontram-se presentes em todas as áreas laboratoriais e experimentais que integravam o corpo programático da Escola e que inspiravam os seus professores e alunos.

 

Com o objectivo de nos começarmos a aproximar de áreas artísticas mais relacionadas com a nossa formação e visivelmente associadas às artes plásticas, à música, às artes cénicas, sugeri a leitura do ensaio de Wassily Kandinsky Sobre a questão da forma (1912), muito provavelmente matéria que o pintor russo discutiu com os seus alunos nas sessões da Bauhaus em Weimar.

Magdalena Droste, no livro que utilizamos como referência geral sobre a Bauhaus, não menciona este nem nenhum outro texto em particular no decurso das aulas de Kandinsky. Faremos por isso uma incursão neste campo tão específico da ideia de forma e que está associada igualmente à ideia de composição.

 

Leitura recomendada

DROSTE, Magdalena 2019. Bauhaus – A hundred years of Bauhaus, updated edition, Berlin: Bauhaus Archiv, pp. 130-149 e pp. 298-303.

KANDINSKY, Wassily 1998. Sobre a questão da forma in: Gramática da Criação – Antologia de artigos apresentados por Philip Sers, Lisboa: Edições 70, pp. 13-37.

 

Filmes visionados

BOLBRINKER, Niels, TIELSCH, Thomas (s. d.), Vom Bauen der Zukunft – 100 Jahre Bauhaus (Da construção do futuro – 100 anos da Bauhaus), 90 min., alemão e inglês, arte edition.

STUTTERHEIM, Kerstin e BOLBRINKER, Niels, 2009, Bauhaus – Modell und Mythos, ARTE edition. 104 min., alemão e inglês.