Sumários

Refugiados e Escravizados

10 Abril 2018, 16:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

ABRIL                         3ª FEIRA                                        12ª Aula

 

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Fechámos aqui Os Protegidos de Elfriede Jelinek, talvez temporariamente, e abrimos os caminhos para Rotas da Escravatura (1444-1888), um espectáculo musical, vocal, dançado e narrado de Jordi Savall e seus artistas-intérpretes. Foi aconselhado para leitura o dossier em língua inglesa que acompanha o DVD com o espectáculo ao vivo produzido em França em 2015.

Permite esse dossier o acompanhamento do espectáculo na sua componente narrativa que tem o propósito de elucidar o espectador sobre a história da escravatura desde o séc. XV até ao final do séc. XIX. Estão em língua original e em tradução inglesa todas as letras das canções interpretadas em cena, produzindo uma melhor compreensão do que é cantado em línguas não entendíveis por falantes portugueses. O conjunto de textos permite também um maior aprofundamento da temática da escravatura ao longo dos séculos. Finalmente encontram ainda uma tabela actualizada da condição de escravizado até aos nossos dias.

Este assunto chama a terreiro o que estivemos antes a fazer com a peça de Elfriede Jelinek. Apesar de haver diferenças entre um refugiado e um escravo, não podemos negar que existem aspectos comuns: a condição de ambos indicia e sustenta a perda de identidade própria, a perda de identidade colectiva, a perda de identidade como espécie. Em ambas as situações constatamos que estamos perante desprotegidos da História como exercício de poder económico, político que pretende desculturalizar e desenraizar quem tem uma pequena voz ou voz nenhuma.

As Rotas da Escravatura (1444-1888) celebram como acto artístico multicultural, multi-instrumental e numa perspectiva democrática as tradições históricas de vários países que conheceram e experimentaram a condição de escravo.

Jordi Savall é um grande músico mas é sobretudo um ser humano excepcional. Com ele e com os seus intérpretes talvez possamos perceber melhor uma História inaprendida.

Deixei ficar duas perguntas:

1.      Com está estruturado este espectáculo?

2.      Como é possível tirar prazer estético da obra Rotas da Escravatura?

Leitura recomendada:

SAVALL, Jordi 2015, The Routes of Slavery (1444-1888), K. M. Diabaté, I. García, M. J. Linhares, B. Sangaré, B. Sissoko, LA CAPELLA REAL DE CATALUNYA, HESPÈRION XXI, 3MA, TAMBEMBE ENSAMBLE CONTINUO, PP. 100-179.

 

DVD visionado:

DVD do espectáculo apresentado ao vivo, a 17 de Julho de 2015, na Abadia de Fontfroide, Narbonne, França, no âmbito do X Festival de «Música e História para um Diálogo Intercultural», Aliavox. Tempo de duração: 2h08’30’’


Uma encenação polémica

6 Abril 2018, 16:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Visionamento do espectáculo duplo Die Schutzflehenden /Die Schutzbefohlenen - As Suplicantes de Ésquilo / Os Protegidos de Elfriede Jelinek, numa encenação de Enrico Lübbe, Schauspiel Leipzig, 2016.

 

Foram os alunos convidados a ver um espectáculo em língua desconhecida, o alemão, com o intuito de se concentrarem em outras linguagens, nomeadamente cénicas e de representação.

A proposta não foi exactamente sujeitar os alunos a uma sessão de tortura, uma vez que tanto o texto de Ésquilo como o de Jelinek eram conhecidos.

A opção de construção do espectáculo suscitou controvérsia, e ainda bem, pois esse era o principal intento. Os alunos reagiram com vigor às opções do encenador, em particular, à sua obsessão por pôr em cena a transvestização. Considerando ainda o provincianismo de recursos, verificámos que a peça Os Protegidos de Jelinek se encontrava reduzida a medíocres lugares-comuns.

O exercício crítico, neste caso, revelou-se proveitoso, na medida em que um mau objecto estético, dramatúrgico e político-social deu origem a discussão inesperada.

 

DVD visionado:

Die Schutzflehenden /Die Schutzbefohlenen - As Suplicantes de Ésquilo / Os Protegidos de Elfriede Jelinek, numa encenação de Enrico Lübbe, Schauspiel Leipzig, 2016.


Ainda o frio artístico - NEOARTIC, espectáculo do grupo Hotel Pro Forma

23 Março 2018, 16:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Sessão 3

O Frio e o espectáculo NEOARTIC da companhia de teatro dinamarquesa Hotel Pro Forma.

 

1.Visualização e análise da última canção do espetáculo "NeoArctic" tendo em atenção a estrutura dramatúrgica da obra:

-Song for Colours 

-Espetáculo: 

https://vimeo.com/185630104

 

2. Leitura de vários excertos do livro "A Raposa Azul" de Sjón. Leitura e análise de vários momentos da obra tendo em atenção as temáticas:

- O contexto histórico e social islandês, do final do séc. XIX, retratado na obra; 

- Imagens do frio. Descrições do frio, ambientes frios, estratégias de minimizar e enfrentar o frio;

- Cor azul. Imagens, usos e comparações;

- Identificar elementos de natureza fantástica e sobrenatural;

- Identificar traços sombrios e de "noir";   

- Identificar traços da cultural oral local; 

 

3. Conclusão das três sessões: aspectos comuns e de diálogo entre a temática de "O Frio", o espetáculo "NeoArctic" e o livro "A Raposa Azul". 


Realização do primeiro teste de avaliação de conhecimentos com consulta.

20 Março 2018, 16:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Realização do primeiro teste de avaliação de conhecimentos com consulta.


Arte a partir da Natureza e da sua degradação - O Árctico no espectáculo NEOARTICO

16 Março 2018, 16:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Sessão 2

O Frio e o espectáculo NEOARTIC do da companhia de teatro dinamarquesa Hotel Pro Forma.

 

1. Sobre o espetáculo "NEOARCTIC" da companhia Hotel Pro Forma, 2016. Exploração das suas condições de produção e processo criativo com ênfase na dramaturgia visual e no libreto. 

 

-Dramaturgia visual

https://www.pinterest.pt/annemettefl/neoarctic/

 

-Libreto

https://www.hotelproforma.dk/project/neoarctic/

 

 

2.Visualização e análise de diversos momentos/canções do espetáculo - tendo em atenção uma análise formal das diferentes cenas, ambientes/sensações e variações: 

-Song for Plastic

-Song for Respiration

-Song for Turbulence

-Song for Chance 

-Song for Optics 

 

-Espetáculo: 

https://vimeo.com/185630104